Conselho Universitário aprova o PDI da Ufes para o período 2021-2030

01/04/2021 - 15:46  •  Atualizado 06/04/2021 18:45

O Conselho Universitário (CUn) aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, 31, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-Ufes) para o período 2021-2030. O documento foi elaborado a partir de um cronograma iniciado em 2019. Com a pandemia do novo coronavírus, surgida em 2020, a metodologia aplicada foi redimensionada para que não ocorresse interrupção do processo. O PDI aprovado vai nortear as ações a serem desenvolvidas pela Ufes nesta década, definindo a missão, a visão e os valores da instituição, bem como os seus desafios estratégicos e o seu posicionamento diante das demandas acadêmicas, administrativas e sociais. O documento final será encaminhado ao Ministério da Educação e disponibilizado para a sociedade.

De acordo com o reitor Paulo Vargas, que preside o CUn e coordenou o comitê central do PDI, a aprovação do documento final representa um avanço fundamental para a Universidade, do ponto de vista acadêmico e administrativo. “Mesmo diante de uma grave crise sanitária, a mais trágica na história do nosso país, a Universidade conseguiu construir coletivamente um plano institucional para os próximos dez anos, com as revisões periódicas previstas, a partir de um esforço conjunto que envolveu a comunidade universitária e a sociedade capixaba”, avalia o reitor. A elaboração do PDI incluiu diferentes etapas e diálogos ampliados com os segmentos acadêmicos e com as representações sociais.

O professor Rogério Faleiros, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador do comitê executivo do PDI 2021-2030, destaca: “Os processos de escuta que desenvolvemos permitiu a garantia dos princípios da transparência, da publicidade e da motivação, possibilitando ampla participação de caráter consultivo, com produtiva interação de modo individual e coletivo”. Faleiros observa que, em duas enquetes realizadas com a comunidade universitária, foram registradas cerca de 20 mil contribuições ao documento, apontadas por professores, técnicos e estudantes. Com audiências setoriais, a construção do PDI também envolveu a participação dos 11 centros de ensino da Ufes, instalados em seus quatro campi.

O pró-reitor ainda destaca os debates com representantes de outras instituições federais de ensino superior, as audiências com as entidades universitárias dos três segmentos acadêmicos, e com as organizações públicas e privadas da sociedade capixaba. “Foram etapas muito enriquecedoras para a construção do PDI, porque trabalhamos com pautas que incluíram as fragilidades e as potencialidades da Universidade em relação ao futuro”, pondera Faleiros. O documento também foi submetido à consulta pública, com a utilização de ferramentas digitais, o que agregou manifestações de cidadãs e cidadãos de diferentes perfis socioeconômicos.

De acordo com o professor Faleiros, a construção do PDI ocorreu a partir de metodologia aprovada pelo CUn. “Foram estabelecidas três instâncias: o comitê central, presidido pelo reitor Paulo Vargas e organismo máximo de decisão; o comitê executivo, responsável pelo planejamento e pela organização dos processos; e as comissões temáticas, que envolveram os diferentes segmentos acadêmicos a partir de agendas com temas específicos”, explica. Além do reitor, o comitê central foi composto pelo vice-reitor Roney Pignaton, pelos sete pró-reitores, pelos 11 diretores dos centros de ensino, e por três representantes do CUn, sendo um docente, um técnico e um estudante.

O processo e a produção final do PDI 2021-2030 foram desenvolvidos pela equipe técnica da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), com a participação da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) e do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), sob a coordenação do pró-reitor Rogério Faleiros.

PDI 2021-2030 – Conheça a missão, a visão e os valores definidos para a Ufes:

MISSÃO – Garantir a formação humana, acadêmica e profissional com excelência, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com a produção de avanços científicos, tecnológicos, educacionais, culturais, sociais e de inovação, e a promoção dos direitos e da inclusão social.

VISÃO – Ser reconhecida como instituição pública de excelência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, comprometida com a inclusão social, a interiorização, a inovação e o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, em particular do Estado do Espírito Santo.

VALORES – Compromisso com os interesses e as necessidades da sociedade brasileira, em particular a capixaba; interlocução e parceria com a sociedade; defesa da universidade pública, gratuita, laica, pluriétnica e socialmente referenciada; comprometimento com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão; defesa e respeito às diversidades, étnico-raciais, de gênero, culturais, sociais e regionais de nossa população; gestão democrática, transparente, participativa e efetiva; compromisso com a valorização das pessoas e defesa intransigente dos direitos humanos na garantia do Estado Democrático de Direito; compromisso com o coletivo, a pluralidade, a acessibilidade, as ações afirmativas e a democratização do acesso e da permanência estudantil; defesa permanente da autonomia universitária; garantia da liberdade de ensinar e de aprender; atuação calcada em princípios éticos e de sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Texto: Luiz Vital