Conteúdo de quatro novas bases digitais está disponível à comunidade universitária

28/12/2020 - 12:16  •  Atualizado 05/01/2021 19:02

Por meio de assinatura de contrato entre o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e quatro bases digitais de e-books, a Ufes passa a oferecer à comunidade universitária, gratuitamente, acesso a quase 20 mil títulos, entre livros de diversas áreas do conhecimento e periódicos jurídicos. O acesso total à Biblioteca Digital Cengage, à Biblioteca Virtual Pearson, à Plataforma Digital Minha Biblioteca e à Revista dos Tribunais On-Line está disponível em https://bibliotecas-digitais.ufes.br/ (veja abaixo o conteúdo de cada uma).

Somente os usuários que tenham login e senhas únicos da Ufes podem acessar o material por meio de qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablet ou smatphone).

Para o diretor da Biblioteca Central (BC) da Ufes, Fábio Medina, a assinatura das bases digitais de e-books é um importante passo para a socialização do conhecimento, uma vez que permite acesso aos conteúdos a várias pessoas de forma remota e simultânea. “É diferente do recurso impresso, que exige que a pessoa tenha que se deslocar até a biblioteca para retirar o material e, caso ele esteja emprestado, entrar em uma lista de espera”, analisa ele.

Recursos

Um importante recurso oferecido pela plataforma de bibliotecas digitais da Ufes é a leitura em voz alta, o facilita a acessibilidade. “Ao acessar esta opção, o texto é reproduzido em áudio na própria plataforma digital, bem como por softwares leitores de tela, de forma a permitir que pessoas cegas, com baixa visão ou ainda com alguma deficiência visual transitória possam ter acesso ao conteúdo dos livros digitais”, explica Medina.

Outra vantagem das quatro bases digitais que compõem a coleção é a interação com a plataforma, possibilitando que os usuários realizem anotações e marcações nos livros digitais.

A plataforma de livros digitais conta ainda com uma Base Target, possibilitando que os usuários tenham acesso às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A Base tem contrato vigente até abril de 2021.

O acesso às bases digitais tem contrato válido por um ano e, segundo Medina, pode haver prorrogações. Durante a vigência do contrato, a inclusão de novos títulos poderá ocorrer de forma automática.

Mais informações sobre as plataformas digitais podem ser adquiridas no site da BC (https://biblioteca.ufes.br/).

Conheça o conteúdo disponível nas quatro bases digitais de e-books:

- Cengage Learning - é uma editora internacional que disponibiliza, em sua Biblioteca Digital, 513 e-books completos em língua portuguesa. São títulos de várias áreas, como Química, Física, Matemática, Engenharias e Nutrição.

- Biblioteca Virtual Pearson - dispõe de obras de vários segmentos, como Administração, Engenharia, Direito, Computação, Gastronomia, Turismo e Medicina.

- Plataforma Digital Minha Biblioteca - divide seus títulos em sete catálogos, nas áreas de Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras.

- Revista dos Tribunais On-Line - base de periódicos digitais que possui documentos da área de Direito, trazendo legislação, artigos, pareceres, jurisprudência, códigos e súmulas.

Texto: Adriana Damasceno
Imagem: jcomp/Freepik