Criarte promove resgate da cultura capixaba e brasileira na Festa Cultural Criarteira

24/06/2022 - 11:40  •  Atualizado 24/06/2022 19:28

Ao longo dessa semana, o Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte está realizando a Festa Cultural Criarteira, que incentiva o engajamento em atividades artísticas das mais de cem crianças atendidas pela escola, possibilitando, por meio dos temas trabalhados, um resgate histórico da cultura capixaba e da brasileira. O evento prossegue até esta sexta-feira, 24, recebendo os familiares dos alunos para compartilhar a cultura e promover a socialização de toda a comunidade escolar.

A diretora do Criarte, Maria José Rassele Soprani, explica que os temas transversais do meio ambiente e ecologia foram abordados de forma criativa e lúdica, por meio de brincadeiras e danças tradicionais, como a Ciranda dos Bichos, apresentada pelas crianças de dois anos do turno matutino (G2M) e a Planta Bambolê, trazida pelas de quatro anos do vespertino (G4V), expressando suas experiências e observações da natureza e seus elementos. “Já a apresentação das crianças de três anos do matutino promoveu o encontro delas com as flores e seres da natureza, celebrando a cultura do brincar, que alimenta a infância com esperança, sonhos, descobertas e fantasias”, enfatiza a diretora.

Também fazem parte das atividades a ciranda A dança da saia, apresentada pelas turmas G4M e G3V, ao som do ritmo junino Menina Bonita, do compositor Cagério de Souza; e a dança de quadrilha apresentada pela turma G5M, com a música Isso aqui está bom demais, do cantor Dominguinhos.

“O folclore capixaba foi o destaque da apresentação musical da turma G5V. Abordamos o personagem João Bananeira (foto), um dos símbolos da cultura capixaba e ícone do Carnaval de Congo de Máscara de Cariacica, que também dá nome a uma lei de incentivo financeiro à cultura nesse município”, explica a diretora Maria José, acrescentando que o Criarte recebeu, em 15 de junho, o Projeto "João Bananeira na Escola", desenvolvido pelo artista e ator Alfredo Godô, que coordena as Manifestações Populares e Carnaval da Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica.

O protagonismo dos pequenos artistas também foi levado em consideração ao permitir que cada turma escolhesse sua própria música e tema festivo, assim como o traje. Além disso, cada criança foi convidada a enfeitar uma bandeirinha com a ajuda de seus familiares, para decorar a festa.

Texto: Nábila Corrêa
Fotos: CEI Criarte