Curso de Engenharia de Produção conquista selo de acreditação do Mercosul

21/06/2024 - 17:42  •  Atualizado 24/06/2024 15:27
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Logomarca do Arcu-sul

O curso de Engenharia de Produção da Ufes recebeu o selo de qualidade no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul), um mecanismo permanente de acreditação regional do Setor Educacional do Mercosul. De acordo com o relatório do sistema, a acreditação é válida por um período de seis anos.

A acreditação é o resultado do processo de avaliação por meio do qual a qualidade acadêmica e científica dos cursos de graduação são reconhecidos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela operacionalização do Arcu-Sul no Brasil. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Marta Monteiro, afirma que “o processo de acreditação nos deu oportunidade de conhecer a fundo o nosso curso e sua integração com os outros setores da Universidade. Participar da rede de universidades do Arcu-Sul abrirá um maior intercâmbio internacional para nossos alunos, além de poder receber alunos dos países membros da rede”.

Para a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, receber esse selo é uma conquista que confirma a qualidade do ensino ofertado pelo curso, avaliado na região do Mercosul. "Esse reconhecimento é o resultado do esforço e dedicação conjunta dos integrantes envolvidos: estudantes, egressos, docentes e equipe administrativa e parceiros externos. O resultado possibilita o reconhecimento pela comunidade acadêmica nacional e internacional da qualidade do curso, abrindo possibilidade de fortalecimento de intercâmbios entre os países integrantes”, destaca.

Segundo divulgado no site do Inep, “o sistema Arcu-Sul busca a melhoria permanente da formação das pessoas, com padrões de qualidade requeridos para a promoção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Da mesma forma, visa à consolidação de uma sociedade do conhecimento e de uma comunidade científica regional, voltadas à constituição de um mundo de igualdade e de paz, no qual prevaleça a responsabilidade, a defesa dos direitos humanos, o meio ambiente e a cooperação solidária”.

A adesão dos cursos é voluntária e, neste ano, na Ufes, apenas o de Engenharia de Produção participou. Em 2014, o curso de Enfermagem teve a acreditação aprovada.

Categorias relacionadas