De 16 a 18 de agosto, seminário vai discutir patrimônio cultural e gestão do território

08/08/2023 - 14:57  •  Atualizado 10/08/2023 11:40

Entre os dias 16 a 18 de agosto será realizado o Seminário Estadual Patrimônio Cultural e Gestão do Território: novas abordagens. O evento reunirá professores e pesquisadores das áreas de preservação e gestão do patrimônio cultural, educação, e estudos da infância, da criança e das culturas infantis.

Dirigido a profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, História, Geografia, Ciências Contábeis, Economia e áreas afins, o seminário acontecerá pela manhã no Parque da Prainha, em Vila Velha, e à tarde no auditório do Centro de Artes da Ufes, no campus de Goiabeiras. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever até dia 15 de agosto no site do evento.

Sob a coordenação da professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes Luciene Pessotti, e dos estudantes Paula Azevedo e Raphael Rauta, o seminário terá duas Oficinas de Sensibilização que serão realizadas nas manhãs dos dias 16 e 17 de agosto, com 20 vagas cada uma. Os inscritos no seminário que também quiserem participar das oficinas devem manifestar o interesse pelo e-mail sepacs.ufes@gmail.com. Nas oficinas será permitida a participação de crianças e adolescentes, desde que acompanhadas de um responsável maior de 18 anos.

Palestras

No auditório do Centro de Artes, nas tardes dos dias 16 e 17 serão ministradas palestras por profissionais da área de preservação, patrimônio e reabilitação dos sítios históricos. O evento se encerra na manhã do dia 18 em uma roda de conversa. Veja aqui a programação completa.

“O seminário é um acontecimento inovador, que debaterá distintas metodologias de preservação e proteção de sítios históricos e agregará dois novos atores importantes: as crianças, enquanto sujeitos de direitos, que podem e devem participar de processos decisórios sobre a cidade, e alunos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, futuros profissionais”, afirma Luciene Pessotti.

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)