A descoberta de novos planetas é tema do Universo no Parque neste sábado, 16

14/07/2022 - 19:01  •  Atualizado 17/07/2022 12:48
Compartilhe

O Projeto Universo no Parque promove neste sábado, 16, às 17 horas, a palestra Astrobiologia: descobrindo novos planetas. O tema será abordado pela professora de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Beatriz Siffert, que possui pós-doutorado em Astrofísica.

O evento é gratuito, aberto ao público e será transmitido por meio do endereço https://www.youtube.com/watch?v=0I1dXujTTrI.

De acordo com a Cosmologia, a Astrobiologia é uma recente área de pesquisa científica que estuda a vida no Universo, em conexão com o ambiente astronômico: sua origem, distribuição, evolução e futuro.

“A descoberta de que existem sistemas planetários ao redor de outras estrelas suscita naturalmente o questionamento sobre a possibilidade de que esses exoplanetas possam hospedar vida”, afirma a professora. Ela explica que a descoberta de planetas fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas, teve início em 1995. Desde então, mais de cinco mil planetas já foram confirmados e há milhares de outros candidatos, a maior parte deles descoberta pela missão espacial Kepler. Entretanto, ela adianta que o fenômeno da vida nos exoplanetas parece ser raro, e a Terra parece ser o único que hospeda vida no sistema solar.

Os principais pontos abordados na palestra de sábado são a habitabilidade planetária e os métodos de detecção de exoplanetas. “Iniciarei com uma breve introdução ao abrangente campo da Astrobiologia e apresentarei o conceito de zona de habitabilidade estelar. Em seguida, apresentarei os dois principais métodos de detecção de exoplanetas: o método de trânsito planetário e o método da velocidade radial. Mostrarei alguns exoplanetas de interesse astrobiológico e finalizarei com perspectivas futuras da Astrobiologia”, completa.

Difusão da ciência

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), que consiste em uma apresentação de 40 minutos sobre determinado tema, além de tempo livre para perguntas. Até o início da pandemia do novo coronavírus, os encontros ocorriam em parques da cidade. Devido à necessidade de distanciamento social, as palestras começaram a ser realizadas em formato virtual.

O objetivo é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no perfil do Núcleo Cosmo-Ufes no Instagram.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes