Documentário Gyuri é a estreia da semana no Cine Metrópolis

14/07/2022 - 17:01  •  Atualizado 15/07/2022 12:38
Compartilhe

A partir desta quinta-feira, 14, o Cine Metrópolis passa a exibir o documentário Gyuri (foto), que apresenta a luta dos povos indígenas Yanomami por meio do trabalho do líder Davi Kopenawa e da fotógrafa Claudia Andujar, judia sobrevivente da Segunda Guerra, que se exilou no Brasil e dedicou sua vida à salvaguarda dos Yanomami. Na segunda-feira, 18, o filme terá, às 14 horas, uma sessão especial seguida de debate, além de sua exibição normal às 18h15.

Também a partir dessa quinta, terá início a sessão A volta dos que não foram com a última chance para assistir filmes que passaram recentemente pela programação do Cine Metrópolis, entre eles: Medida Provisória e Espero que esta te encontre e que estejas bem.

Seguem em cartaz a produção capixaba Os Primeiros Soldados, que acompanha membros da comunidade LGBTQIAP+ em sua busca por formas de resistir à epidemia de Aids; e o pernambucano Carro Rei, que foi o grande vencedor do Festival de Gramado 2022, recebendo os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, e também o Prêmio Especial do Júri para a atuação de Matheus Nachtergaele.

O Cine Metrópolis está localizado no campus de Goiabeiras, no Centro de Vivência. O ingresso custa R$ 16 ou R$ 8 a meia tarifa, com entrada franca para estudantes da Ufes que apresentarem carteira ou comprovante de matrícula e documento com foto. O pagamento poderá ser feito por dinheiro ou PIX. Mais informações estão disponíveis no site https://cinema.ufes.br/.

Confira abaixo a programação completa do cinema para o período de 14 a 20 de julho:


Gyuri, de Mariana Lacerda (Brasil, 2022, 88’) Trailer

Sinopse: Uma linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos Yanomami. Classificação Livre.

Os Primeiros Soldados (Brasil, 2021, 108’) Trailer
Sinopse: Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos, eles tentam sobreviver à primeira onda da epidemia de aids. Não recomendado para menores de 14 anos.

Carro Rei (Brasil, 2022, 100’) Trailer
Sinopse: Uno é um jovem menino que tem a estranha habilidade de conversar com carros desde sua infância. Um dia, as autoridades políticas de sua cidade aprovam uma lei que pode fazer com que a empresa de seu pai venha a falir. Com a proibição da circulação de carros antigos nas ruas da cidade, o rapaz recorre ao seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com seu tio, Uno transformará um simples automóvel no Carro Rei - um carro que tem sentimentos e pode ouvir e falar. Não recomendado para menores de 14 anos.

Espero que esta te encontre e que estejas bem (Brasil, 2020, 84’) Trailer

Sinopse: Em 2011, um lote com 180 cartas de amor foi encontrado em uma feira de antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande (MS) para o noivo no Rio de Janeiro. Durante dois anos (1952-53), ela relata sobre a paixão e a distância. A partir daí uma investigação se inicia para localizar este casal apaixonado e descobrir o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória. Classificação livre.

Medida Provisória (Brasil, 2022, 101’) Trailer
Sinopse: Num futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘voltarem’ à África como forma de reparar os tempos de escravidão. O advogado Antônio, sua companheira, a médica Capitu, e seu primo, o jornalista André, decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker – movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país. Baseado na peça Namíbia não, de Aldri Anunciação. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes