Em missão internacional, professora representará Ufes e Brasil na Malásia

30/06/2022 - 10:20  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação Kyria Finardi, membro da Comissão Permanente de Internacionalização da Ufes, representará o Brasil e a Universidade em uma série de atividades na Malásia, que ocorrerão no mês de agosto. A viagem será realizada a convite da Embaixada do Brasil na Malásia, da Universidade da Malásia (UM) e da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA).

“Esse convite reforça o destaque que as pesquisas e ações de internacionalização da Ufes têm alcançado no Brasil e no mundo. Esse é um dos sete desafios da Ufes de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2030. E contamos com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais da Universidade para inserção de pesquisadores em parcerias técnico-científicas internacionais”, afirmou Finardi.

Agenda

A professora é uma das conferencistas convidadas do Congresso da Associação de Linguística Aplicada da Malásia (MAAL APC 2022), que acontecerá na capital Kuala Lumpur. No evento, que tem como tema O papel das línguas na busca da sustentabilidade global, Finardi vai apresentar a conferência Ecologia dos conhecimentos e línguas no Sul global: o caso do português em face ao inglês.

Dentre as finalidades do congresso, está a criação de um movimento de cooperação internacional, especialmente na região Ásia-Pacífico, para identificar estratégias que acelerem o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Finardi coordena a rede de pesquisa mundial da AILA sobre o papel da linguística aplicada nos ODS.

Ainda como parte da agenda, está programada a participação da professora na reunião anual da diretoria da Associação, que acontecerá paralelamente ao congresso.

Embaixada e Universidade

Na Embaixada do Brasil e na Universidade da Malásia, Kyria Finardi apresentará trabalhos sobre o papel das línguas na produção acadêmica em níveis regional, nacional e mundial. Dentre esses, está um artigo sobre o uso do português na produção científica, elaborado com base em dados de pesquisas de doutorado orientadas por ela na Ufes, que focam em três aspectos: a evolução por ano e país da América Latina; línguas e periódicos mais usados; e colaborações internacionais.

Segundo consta do artigo, “em relação à evolução quantitativa, observou-se um crescimento constante da produção latino-americana, com o Brasil ocupando a primeira posição”. A professora explica que “dentre as questões que vai debater na Malásia, estão os motivos pelos quais o Brasil, apesar de ser líder na produção acadêmica latino-americana, não encontra equivalência nas publicações em português”.

Outras agendas da missão internacional são a assinatura de convênio de cooperação com a Universidade da Malásia, seguida de visita ao Escritório de Relações Internacionais da UM e reuniões com grupos de pesquisa ligados à internacionalização e ao uso de línguas (português, espanhol e inglês) na pesquisa científica mundial. Também está prevista uma visita oficial à Comunidade de Língua Portuguesa da Malásia (Melaka).

As pesquisas desenvolvidas pela equipe da professora Finardi contribuem para o subprojeto Políticas de preservação das culturas tradicionais, políticas linguísticas e de internacionalização que integra o Tema 1 do projeto da Ufes contemplado no primeiro edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – conhecido como Capes/Print.

Interessados na temática do PrInt ou nas parcerias com a Malásia podem procurar a professora Finardi antes da viagem (kyria.finardi@ufes.br).

Texto: Sueli de Freitas