Estreias nacionais movimentam programação do Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 27

26/06/2024 - 16:39  •  Atualizado 27/06/2024 17:48
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Cena da atriz Ruth de Souza no filme Diálogos com Ruth de Souza

O cinema brasileiro estará no foco da programação do Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira, 27, com duas estreias. Na tela a partir das 18 horas, Diálogos com Ruth de Souza mistura imagens de arquivo e ficção para celebrar o legado da atriz brasileira. Outra estreia desta quinta, O Estranho reflete sobre as constantes mudanças de pessoas e territórios.

Dirigido por Juliana Vicente, Diálogos com Ruth de Souza acompanha a trajetória da brasileira que abriu caminhos para atrizes negras no teatro, na televisão e no cinema. A partir de conversas e materiais de arquivo, o filme cruza a vida de Ruth com o universo mitológico africano, por meio do encontro com as Yabás, orixás femininas, em uma interpretação ficcional e transcendental.

Exibido na seleção do Festival de Berlim em 2023, O Estranho, dirigido por Flora Dias e Juruna Mallon, leva o espectador ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, um território indígena, onde habitam personagens que se cruzam no dia a dia do trabalho.

Em sua última semana de exibição, o público ainda poderá assistir ao documentário capixaba A Serena Onda que o Mar me Trouxe, de Edson Ferreira. A obra é uma viagem pela história pessoal do diretor, revisitando o legado de seu pai, Edson Silva, um homem preto, nordestino, que fez dos olhares de afeto sua escola de vida.

Já na quarta-feira, 3, o curso Imagens do Cinema retorna com o documentário Retratos Fantasmas, do brasileiro Kleber Mendonça Filho. O filme retrata a história de um cinema no centro de Recife, que, como em tantas salas de cinema ao longo do século XX, recebeu milhões de espectadores. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade. Após a sessão, haverá debate com o professor do Departamento de Comunicação Social (DepCom/Ufes) Fabio Camarneiro. A entrada desta sessão é gratuita.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 27 de junho a 3 de julho:

Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente (Brasil, 2022)

Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. A partir de conversas, materiais de arquivos da vida de Ruth em um cruzamento com o universo mitológico africano por meio do encontro com as Yabás, orixás femininas, em uma interpretação ficcional e transcendental de sua vida, apresentamos este longa-metragem, protagonizado por Ruth de Souza. Não recomendado para menores de 12 anos.

Imagem
Cena de O Estranho, onde duas moças estão de frente para um alambrado do Aeroporto de Guarulhos

O Estranho, de Flora Dias e Juruna Mallon (Brasil/França, 2023)

Em um território indígena funciona o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Centenas de milhares de passageiros o atravessam diariamente e 35 mil trabalhadores apoiam toda a operação. Seguimos personagens que se cruzam no dia a dia do trabalho nesse chão. Alê, uma funcionária de pista cuja história familiar foi sobreposta pela construção do aeroporto, nos conduz por encontros através dos tempos. As memórias e o futuro dela e de seus companheiros estão permeados por uma questão comum: rastros de um passado em um território em constante transformação. Não recomendado para menores de 12 anos.

A Serena Onda que o Mar me Trouxe, de Edson Ferreira (Brasil, 2023)

Em uma viagem pela sua própria história, o diretor Edson Ferreira revisita o legado do pai, Edson Silva (1930-2018), um homem preto, nordestino, que fez dos olhares de afeto a sua escola de vida. O filme é uma produção capixaba que dá continuidade à pesquisa afrocentrada do diretor.

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2023)

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade. A exibição integra a programação do Curso Imagens do Cinema, com o professor Fabio Camarneiro (DepCom/Ufes). Não recomendado para menores de 12 anos.

Veja os horários das sessões no site do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas