Evento comemora os 80 anos da profissão de Serviço Social no Espírito Santo

20/05/2022 - 10:37  •  Atualizado 23/05/2022 11:09

O curso de Serviço Social da Ufes celebrou, nesta quinta-feira, 19, os 80 anos do exercício da profissão no Espírito Santo, com a mesa de debate Trabalhadoras do Brasil, somos e lutamos com elas. No encontro, foi lembrada a história de Geny Grijó, a primeira assistente social formada a atuar no estado.

“Precisamos conhecer a nossa história. O curso de Serviço Social da Ufes tem 51 anos, mas a história da profissão no Espírito Santo começa em 1942, quando Geny Grijó se graduou, no Rio de Janeiro, e retornou para trabalhar na área de saúde”, lembra Maria Lúcia Garcia, professora do Departamento de Serviço Social da Ufes que representou o Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade na mesa de abertura.

Geny Grijó, que dá nome à Unidade de Saúde Centro, trabalhava na área de educação antes de estudar Serviço Social. Ao retornar ao estado, ajudou a implantar as políticas de assistência social vinculadas à área de saúde. “O curso de Serviço Social na Ufes foi implantado um tempo depois, há 51 anos, mas nossa história é fruto desse exercício profissional e das batalhas de todos esses anos”, complementa Garcia.

Emoção

O evento, que marcou ainda o Dia da(o) Assistente Social (celebrado no último domingo, 15), foi o primeiro encontro presencial para boa parte dos estudantes que participaram da mesa. A coordenadora do Colegiado de Serviço Social da Ufes, professora Silvia Salazar, se emocionou ao destacar a oportunidade de estar com estudantes e colegas. “É uma grande emoção estar aqui depois de dois anos de muitas perdas e desafios, em função da pandemia e do ensino remoto. Tenho muito orgulho dessa profissão, que coloca o ser humano no centro”, afirmou.

O chefe do Departamento de Serviço Social da Ufes, professor Rafael Teixeira, celebrou a retomada do “trabalho vivo”, presencial, e as trocas que esse contato proporciona. Ele lembrou, ainda, a necessidade de lutar em várias frentes neste momento. “É um contexto de muita luta, para defender o serviço público, o ensino de qualidade e a vida”, ressaltou.

Também participaram do evento e saudaram o aniversário dos e das profissionais de Serviço Social a representante de Supervisores de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Anailza Carvalho; a conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Emilly Marques; a representante do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social, Rayane Aleixo; e a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-17), Sabrina Nascimento.

Texto e fotos: Lidia Neves