Exposição na Gaeu propõe diálogo entre arte urbana e academia

13/09/2022 - 18:45  •  Atualizado 15/09/2022 11:31

A estética da rua adentra os muros da Universidade nesta quarta-feira, 14, com o início da exposição Preza!, na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu). A mostra reúne obras de 14 artistas do Espírito Santo identificados com a arte urbana em diversas formas, como graffitis, colagens, pinturas, instalações, entre outras.

A partir das 14 horas, a galeria estará aberta à visitação pública. Das 18h às 21h30, haverá uma apresentação do DJ Brau. Na ocasião e durante o tempo em que ficará aberta à visitação, a mostra terá a realização de pinturas em tempo real. O público pode visitar a exposição até o dia 27 de outubro.

Com curadoria de Waldir Barreto e colaboração de Ficore Kalic e Renato Ren, a exposição selecionou produções de Abstrato no Concreto, Alex, Basi, Ficore, Ronaldo Gentil, Iranubs, João Oliveira (vídeo-documentário A febre), Keka Florêncio, Lu Bicalho, Made in China, Moska, Renato Ren, Starley Bonfim e Tira.

Diálogo

Segundo a curadoria, Preza! se configura como um "encontro ao mesmo tempo celebrativo e reflexivo com o ambiente acadêmico". A tentativa de aproximação dos artistas com a academia nasce, para os curadores, da atenção insuficiente do currículo acadêmico diante da importância estética da arte urbana na Grande Vitória.

"No que se refere ao pensamento acadêmico sobre arte, esse diálogo é precário, quase inexistente, pois não está sistematizado. E ainda reverbera uma contaminação de critérios estranhos ao pensamento crítico e alheios ao objeto propriamente dito: o produto criativo, executado de modo autônomo, espontâneo e não institucional que tem reconfigurado nossas paisagens urbanas", afirmam os curadores.

Além da qualidade técnica, outro critério para a seleção das obras foi o grau de conexão do artista com a rua. "O pré-requisito era que cada um apresentasse, no histórico de sua atividade como 'artista de rua', alguma relação com a rua, de modo que sua operação guardasse um vínculo com a autonomia e a não institucionalidade", explicam os curadores.

A Gaeu localiza-se no campus de Goiabeiras e está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo e-mail educativogaleria.secult@ufes.br ou pelo telefone (27) 4009-2371.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes