Futuro da educação, sociedade acelerada e incertezas são temas de palestra internacional

16/02/2024 - 10:52  •  Atualizado 21/02/2024 16:21

Os novos papéis da ciência em uma educação orientada para o futuro, frente a uma sociedade de incertezas e na qual a noção de tempo se dá de modo acelerado. Este é o assunto que será discutido na palestra internacional Futurizando a educação em ciências para uma sociedade da aceleração e da incerteza, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 23, a partir das 14 horas, no auditório do prédio IC-1 (localizado no Centro de Ciências Exatas, campus de Goiabeiras). Em formato presencial e ministrada no idioma inglês (com tradução simultânea para o português), a palestra terá entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e os participantes receberão certificado.

Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis/Ufes), a palestra será ministrada pela doutora em Física Olivia Levrini, professora do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Bolonha (Itália), onde leciona sobre o ensino e a história da física.

Dissonâncias

Durante sua apresentação, Levrini vai mostrar os principais resultados do projeto europeu Fedora, que tem como objetivo a construção de um modelo de educação científica orientado para o futuro, a fim de regenerar os sistemas escolares para uma sociedade da aceleração e da incerteza. “Será dada especial atenção às ‘dissonâncias temporais’ entre escolas, universidades e sociedade, que se tornaram mais evidentes pela pandemia e que abrem novos espaços para a investigação no ensino das ciências”, explica ela.

Segundo Levrini, os desenvolvimentos científico e tecnológico têm impulsionado rápidas mudanças sociais, levando os educadores a lutarem para acompanhar o ritmo dessa transformação: “Como resultado, os jovens não encontram na educação os recursos necessários para construir visões fortalecedoras para seus futuros e para desenvolver competências de navegar por uma sociedade complexa, frágil e que muda muito rápido”.

Parcerias

A palestra é uma das ações previstas pelo projeto de pesquisa em rede Educação científica na Sociedade de Risco: os impactos da ciência e da tecnologia na produção das ameaças contemporâneas e o desenvolvimento de estratégias de ensino para lidar com cenários de incertezas, do qual participam, além da Ufes, instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade de Brasília (UnB), e colaboradores internacionais.

Organizador do evento, o vice-coordenador do PPGFis/Ufes, Ernani Rodrigues, acredita que projetos de pesquisa com parcerias nacionais e internacionais são fundamentais para o desenvolvimento e para a internacionalização da Ufes. “A importância desse tipo de evento está na abertura de oportunidades para que discentes e docentes da Universidade e pessoas interessadas em perspectivas da educação científica contemporânea possam discutir visões e formas de implementação de uma educação científica adequada ao mundo nas próximas décadas”, ressalta.

A palestra abordará conceitos como sociedade da aceleração, percepção social do tempo, e educação em ciências em cenários de incertezas. “A professora Levrini nos ajudará a pensar, a partir da nossa realidade educacional brasileira, caminhos para uma educação em ciências capaz de formar cidadãos habilitados a lidar com o mundo contemporâneo”, conclui Rodrigues.

Texto: Adriana Damasceno