Galeria de Arte e Pesquisa realiza exposição virtual de trabalhos de estudantes

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) abriu a exposição Graduartes 2020, que exibe obras resultantes dos trabalhos de conclusão de curso dos graduandos em licenciatura em Artes Visuais e no bacharelado em Artes Plásticas. Como medida de contenção à covid-19, esta edição está ocorrendo de forma virtual, por meio do perfil da galeria no Instagram, e segue até 15 de outubro.

A mostra evidencia a pluralidade das artes na produção de sete estudantes que apresentam desenhos, fotografias, pinturas, performances e vídeos que refletem sobre questões contemporâneas. A professora do Departamento de Artes Visuais da Ufes e coordenadora da galeria, Ananda Carvalho, relata que, para comunicar os trabalhos em um ambiente virtual, foram realizadas conversas com os alunos para identificar as especificidades de suas pesquisas teóricas e artísticas. “Foi um desafio pensar a migração de uma exposição tão importante no processo de formação para acontecer na internet”, ressalta.

A graduanda do bacharelado em Artes Plásticas Larissa Pereira afirma que a Graduartes oferece a oportunidade de mostrar seu projeto e refletir sobre o seu caminho como pesquisadora e artista, além dos desafios de expor em uma plataforma não tradicional. “Vamos aprendendo a nos tornar profissionais mais práticos para solucionar questões sobre como expor nossas obras, seja por falta de experiência ou de recurso. Agora, com as exposições on-line, tivemos facilidade no que se refere à montagem, mas um desafio maior em como tornar o conteúdo interessante para a rede social”, afirma.

Já a formanda da licenciatura em Artes Visuais Josélia Andrade destaca a importância da possibilidade dos formandos apresentarem um de seus trabalhos desenvolvidos durante a graduação. “É a segunda vez que um trabalho meu é apresentado pela GAP. Expor uma videoperformance na Graduartes é um marco do final da graduação e ter o trabalho na exposição me motiva a produzir”, afirma.

A Graduartes teve sua primeira edição em 2015 e, desde então, acontece ao final de cada ano letivo, sendo que esta edição será a primeira em formato virtual.

Espaço experimental e formativo

A Galeria de Arte e Pesquisa é vinculada à direção do Centro de Artes (CAr), constituindo um espaço destinado a exposições e outras ações de caráter experimental e formativo no campo da arte contemporânea. Nela, são apresentadas pesquisas em arte (baseadas no desenvolvimento de poéticas e suas práticas), sobre arte (baseadas em teoria e história) e no campo do ensino da arte.

Desde o seu surgimento, em 1976, a GAP privilegia e acolhe a experimentação e aprendizagem por meio de exposições de alunos e professores da Ufes, além de outros artistas. Para além da criação da obra de arte, a galeria é um espaço de construção de processos de ensino de forma prática sobre as possibilidades de montagem e exibição.

Para mais informações sobre a GAP, acesse o site da galeria ou o Instagram.

 

Texto: Vinícius Fontana, com informações fornecidas pela coordenação da GAP
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.