Galeria de Arte e Pesquisa seleciona propostas para Programa de Residência Artística

Três propostas dentre as mais variadas modalidades das artes visuais serão selecionadas pela Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP) para participar do Programa de Residência Artística GAP 2022, intitulado Residência Resistência. As inscrições serão recebidas até 3 de maio por formulário on-line. Poderão ser submetidos projetos individuais ou coletivos de até seis integrantes, sendo escolhidas duas propostas de discentes matriculados ou de egressos da Ufes e uma proposta da ampla concorrência, além de três projetos suplentes. Os residentes ocuparão a GAP por 15 dias consecutivos, utilizando a galeria também como moradia durante esse período imersivo.

Os períodos disponíveis para a ocupação pelos proponentes de cada projeto são: de 16 a 30 de junho; de 14 a 28 de julho; e de 18 de agosto a 1º de setembro. Os resultados obtidos nesses três períodos de imersão artística serão apresentados em uma mostra coletiva, realizada de 26 de setembro a 28 de outubro, no espaço expositivo virtual da GAP. Os artistas residentes serão convidados a dar seus depoimentos e a participar de encontros acadêmicos como aulas, palestras e debates, em formato on-line e presencial, cujo material será integrado às mídias de divulgação e ao arquivo da galeria.

Segundo a coordenadora da GAP, Isabela Frade, o Programa de Residência Artística tem por objetivo a promoção de trocas, o fomento à reflexão e à pesquisa empírica, promovendo a presença de artistas em processos de imersão e clausura no espaço interno da galeria. "Essas experiências de confinamento artístico e produção de obras in situ, isto é, no interior da própria galeria, cumprem o papel de dar espaço para a experimentação sobre o fazer artístico, colaborando com o desenvolvimento das obras e da pesquisa artística como forma de conhecimento. O que se busca, ainda, é a aproximação com os processos de criação poética. O fazer/expor significa a anulação de uma distância regular no modo de comunicação com o público", explica.

Os projetos escolhidos darão continuidade à Saturação, residência artística que já vem sendo implementada na GAP, sendo a primeira experiência realizada na galeria dentro dessa proposta. Com a curadoria do artista Didico, Saturação permanece no espaço da Galeria até 26 de abril, contando com seis artistas residentes, expondo seu processo criativo e seu cotidiano por meio das redes sociais da GAP. "Sobre o significado mais denso dessa experiência, entendemos que aponta para a relação entre arte e vida, criando um espaço de diálogo com o público por meio de obras realizadas em um ambiente de intensa criação", conclui a coordenadora.

Mais informações sobre a seleção para o Programa estão disponíveis no edital anexado abaixo e no site da GAP. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail gapvix [at] gmail.com.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.