Hucam/Ufes lança editais com 15 vagas para programas de iniciação científica e tecnológica. Inscrições até 27/6

17/06/2024 - 18:53  •  Atualizado 17/06/2024 18:53
Texto: Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes     Edição: Thereza Marinho
Fachada do Hucam

Estão abertas as inscrições para 15 vagas nos programas de iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT), destinadas a estudantes de graduação que desejam participar de projetos que envolvem ensino, pesquisa e inovação no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes).  Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de junho.

Nos editais estão os links para participação tanto do PIC quanto do PIT. Das 15 vagas, nove serão destinadas ao PIC e seis ao PIT. Em ambas as iniciativas, as bolsas dos graduandos selecionados terão a vigência de 12 meses. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em 29 de julho.

O lançamento dos editais é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hucam/Ufes, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em toda a rede Ebserh, serão 615 oportunidades, com investimento de R$ 5,4 milhões.

Inclusão e diversidade

Neste ano, um percentual das bolsas do PIC e do PIT será direcionado a ações afirmativas, com vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta inferior a um salário mínimo (RF), Pessoas Negras ou Pardas (PNP), Pessoas com Deficiência (PcD), Pessoas Indígenas (PI), Pessoas Quilombolas (PQ), e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

Outra novidade do processo é a publicação de editais centralizados para os programas. Haverá um edital único para cada programa, válido para todos os hospitais da rede. As seleções dos bolsistas continuam a cargo dessas unidades.

“Inclusão fomenta diversidade”, resume a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Melo, que ressalta esse primeiro conceito ao explicar que o uso de cotas já é utilizado no Exame Nacional de Residência Médica (Enare) e, ao fazê-lo no PIC e PIT, permite agregar uma parcela estudantil desfavorecida. “O grande intuito é fazer com que os projetos e processos de estímulo à pesquisa estejam acessíveis a um público diversificado e que muitas vezes não participa desses processos de iniciação científica ou tecnológica. Enquanto Ebserh, quanto mais pudermos incluir as pessoas, estaremos fazendo isso em todos os projetos”, concluiu.

Objetivos

Dentre os objetivos do PIT e do PIC, estão a promoção do contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos científicos/tecnológicos aplicados à área da saúde, além do estímulo ao desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno, que será orientado por um pesquisador(a) experiente e atuante em sua área do conhecimento.

Ambos os programas enfatizam a contribuição para a formação científica e tecnológica de recursos humanos entre os beneficiários de políticas de ações afirmativas; a ampliação do acesso e a integração desses estudantes à cultura científica e tecnológica, além do fortalecimento das políticas afirmativas nas instituições públicas.

"As novas edições dos programas de iniciação científica e iniciação tecnológica, cujos editais estão sendo lançados, são importantes instrumentos para integrar cada vez mais a formação dos nossos profissionais de saúde para resolução de problemas e novas propostas para uma assistência qualificada e de excelência. Aqui no Hucam, estamos otimistas com os resultados que acreditamos alcançar ao fim desses programas", declarou a gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam, Glaucia Abreu.

Foto: Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes

Categorias relacionadas