Inscrições abertas até 23/11 para o VIII Colóquio de História das Doenças

18/11/2020 - 18:18  •  Atualizado 20/11/2020 18:13

Estão abertas, até 23 de novembro, as inscrições para o VIII Colóquio de História das Doenças, que será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro de 2020. O objetivo é reunir pesquisadores de diferentes regiões do país que atuam nas áreas de Medicina, Estatística, Sociologia, Enfermagem e Antropologia, além de profissionais do campo da História.

O evento tratará de questões relacionadas com as epidemias no decorrer da história, alimentação e saúde, bebidas alimentosas e práticas de cura, doença e sociedade, combate e controle de enfermidades, hanseníase, saúde e doença do corpo, partos e violência obstétrica, medicamentos e cuidados com a doença, o papel social da história da Medicina, plantas medicinais, doenças e terapêuticas, entre outros assuntos (veja a programação completa no arquivo anexado abaixo).

Neste ano, o Colóquio de História das Doenças chega à sua oitava edição e, devido à pandemia da COVID-19, será realizado em formato on-line, com transmissões pelo canal do evento no YouTube. Segundo os organizadores, desde a sua criação, o Colóquio vem projetando o Espírito Santo como um centro de difusão de conhecimento sobre o tema, abrindo um espaço para o diálogo que percorre desde as dinâmicas de surgimento das doenças até as complexas relações entre os sistemas sociais e naturais ao longo do tempo e nos diferentes recortes históricos.

Compreensão do momento

No atual contexto, os coordenadores do Colóquio ressaltam que, em meio à pandemia, a história das doenças pode oferecer alternativas para uma maior compreensão do momento vivido e oportunizar uma reflexão sobre as estratégias e os caminhos seguidos no enfrentamento a outras doenças ao longo da história.

O evento é multidisciplinar e oportunizará um debate aprofundado sobre a história das doenças e uma troca de experiências acadêmicas entre diferentes estudiosos do país. Proporcionará, ainda, um contato da comunidade universitária e da sociedade capixaba com a produção acadêmica sobre a história das doenças, estreitando o contato entre alunos, professores, pesquisadores e demais interessados no assunto.

A realização do Colóquio é resultado da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Ufes, o Programa de História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais informações sobre inscrições e pesquisadores convidados estão disponíveis no endereço eletrônico https://chd-es.com.br.

Texto: Jorge Medina