Inscrições abertas para pós-graduação nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e História

20/01/2023 - 16:43  •  Atualizado 24/01/2023 15:31

Para quem deseja se inscrever, ainda em janeiro, em processos seletivos para cursos de pós-graduação, a Ufes oferece mais cinco opções nos campi de Alegre, Goiabeiras e Maruípe.

No campus de Alegre, as oportunidades são no Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica. Em Goiabeiras, há vagas nos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental, Gestão e Regulação de Recursos Hídricos e História. Já no campus de Maruípe, os interessados podem se inscrever no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio).

Confira as oportunidades:

Biotecnologia (doutorado em Rede)

Na Ufes, serão ofertadas quatro vagas no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). As oportunidades estão distribuídas entre os orientadores da área de concentração Biotecnologia em Saúde. Portadores de diploma de cursos de nível superior podem se inscrever até 31 de janeiro, no endereço https://renorbio.org. O valor da taxa de inscrição é R$ 50.

Contato: renorbioes@gmail.com

Engenharia Ambiental (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) recebe inscrições até 3 de fevereiro. Ao todo, são ofertadas 21 vagas de estudante regular e duas de aluno especial para o mestrado, e 19 vagas de estudante regular e quatro de aluno especial para o doutorado.

As inscrições serão recebidas por meio de formulário on-line especificado em cada edital. O público-alvo são os profissionais com cursos de graduação ou mestrado relacionados às linhas de pesquisa do PPGEA e projetos vinculados aos orientadores do Programa.

O PPGEA conta com três áreas de concentração: Poluição do ar, Recursos hídricos e Saneamento ambiental.

Contato: pos.engenhariaambiental@ufes.br

Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (mestrado profissional em Rede)

Prosseguem, até 3 de fevereiro, as inscrições para 16 vagas, na Ufes, no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), ofertado em Rede Nacional. As oportunidades estão distribuídas entre os orientadores do Programa.

Os candidatos devem realizar a inscrição por meio do formulário on-line disponível na Página de Acompanhamento da seleção e, após isso, enviar a documentação exigida pelo e-mail documentos.profagua.ufes@gmail.com. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 84.

Contato e informações: pos.profagua@ufes.br e https://profagua.ufes.br/

História (aluno especial - mestrado e doutorado)

Os interessados em cursar disciplinas isoladas nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) poderão se inscrever, até 3 de fevereiro, pelo e-mail alunoespecial.historia.ufes@gmail.com. Serão ofertadas, ao todo, 30 vagas, distribuídas em seis disciplinas.

O público-alvo são os egressos de cursos de História, Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, Letras, Comunicação Social, Direito, Serviço Social, Economia, Pedagogia, Psicologia, Artes, Arquivologia e Arquitetura. Profissionais de outras áreas deverão, na inscrição, apresentar uma carta endereçada à Banca Examinadora explicando as razões do seu interesse pelo curso de mestrado ou doutorado do PPGHIS.

Será cobrada taxa de inscrição de R$ 150, sendo possível solicitar a isenção no período de 23 a 25 de janeiro. Será concedida isenção integral a candidatos com renda própria ou do responsável de até um salário mínimo. Já a isenção de 50% do valor da taxa será concedida a candidatos com renda própria ou do responsável de até três salários mínimos.

Contato: ppghis.ufes@hotmail.com

Assistência Farmacêutica (mestrado em Rede)

As inscrições para o processo seletivo do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR) estão abertas até o dia 5 de fevereiro. Na Ufes, serão disponibilizadas quatro vagas. Os interessados poderão se inscrever por meio de formulário on-line disponível na Página de Acompanhamento do Programa. O PPGASFAR é uma associação de nove instituições de ensino superior, que funciona em rede nacional, com foco na área de assistência e cuidado farmacêutico.

Contato: ppgasfar.ufes@gmail.com

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização das etapas de seleção e pela divulgação dos resultados.