Lançamento de livro celebra os 90 anos do curso de Direito da Ufes

07/10/2020 - 11:29  •  Atualizado 08/10/2020 17:50

O curso de Direito mais antigo do Espírito Santo completou 90 anos no dia 4 de outubro de 2020. Para celebrar a data, o Departamento de Direito da Ufes programou o lançamento de um livro sobre a história do curso, que deve ser lançado ainda neste mês, em data a ser agendada. A obra é escrita com a participação de todos os professores, inclusive daqueles que já se aposentaram.

Há muito o que comemorar. Com aproximadamente 700 estudantes de graduação, 90 de mestrado e 34 professores efetivos, o curso de Direito da Ufes é um dos mais bem avaliados do país, recebeu nota máxima no último Exame Nacional do Ensino Superior (Enade) e está entre os sete melhores do Brasil conforme o Índice Aguillar Education.

A Universidade também acumula bons resultados nos últimos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), obtendo aprovação de 69,01% no XXX Exame da Ordem, o maior índice do país, considerando instituições com mais de 20 estudantes que realizaram a prova. Desde 1998, a Ufes também possui o selo OAB Recomenda, que é concedido a apenas 13,3% dos cursos no Brasil.

O diretor do Departamento de Direito, Marcos Olsen, destaca que o curso não almeja formar apenas “operadores do Direito”, mas também pensadores e críticos da ciência jurídica. “Nossos alunos são preparados como cidadãos e futuros profissionais que lutam pela justiça e pela ordem. Temos orgulho de contribuir ativamente com valiosos profissionais na Magistratura, no Ministério Público, na Defensoria, na advocacia e em tantas outras áreas do estado e do setor privado”, pondera.

Histórico

O curso de Direito da Ufes nasceu em 1930, quando um grupo de estudantes que cursavam Direito em outros estados, conhecido como Clã dos Estudantes Capixabas, resolveu fundar uma faculdade.

Assim, por iniciativa desses alunos, em 4 de outubro de 1930, nasceu a Faculdade de Direito do Espírito Santo, que foi instalada em 12 de junho do ano seguinte na avenida Jerônimo Monteiro, onde atualmente funciona a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).

O curso foi de grande sucesso, e o Governo do Estado do Espírito Santo assumiu a Faculdade em 1935. Assim permaneceu até 1950, quando ela foi incorporada ao sistema federal de ensino superior.

Em 1961, ocorreu a incorporação da Faculdade à Ufes. Com a reforma universitária de 1968, o curso fundiu-se à Faculdade de Ciências Econômicas e deu origem ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), ao qual permanece vinculado até os dias atuais.

Texto: Vinícius Fontana