Liga dos Universitários Africanos na Ufes comemora Dia Mundial da África em evento neste sábado, 25

23/05/2024 - 17:17  •  Atualizado 26/05/2024 17:57
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação do evento com fundo vermelho e a imagem do Brasil e da África e setas que indicam a comunicação entre o continente africano e o Brasil.

Com quase 10 horas de atividades culturais, o Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, recebe neste sábado, 25, o evento África, Continente Mãe, em comemoração ao Dia Mundial da África. O evento é gratuito e organizado pela Liga dos Universitários Africanos na Ufes (LUA), em colaboração com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ufes) e da Associação Cultural Coisas de Negres.

A programação terá início às 8h30 e se estenderá até o final da tarde com apresentações musicais, degustação de comida e petiscos africanos e mesas de debate, entre outras atividades. Os interessados em participar podem se inscrever neste link.

Uma das mesas começará às 9h e abordará o tema África por um olhar da diáspora brasileira, com a participação de dois professores da Ufes: Gustavo Forde, do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais; e Osvaldo Martins de Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais e vice-coordenador do Neab/Ufes.

Segundo Oliveira, durante o painel, ele e o professor Gustavo falarão sobre as comunidades e práticas culturais que surgiram da diáspora africana nas Américas, em especial no Brasil.

“O foco vai ser as comunidades quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana, como umbanda e candomblé, e as contribuições ou a participação efetiva dos africanos e seus descendentes em diferentes invenções e eventos brasileiros. Também vamos abordar práticas culturais dessas comunidades, como quilombolas, grupos de jongo, bandas e bailes de congo, como o de São Benedito, no Espírito Santo. São práticas culturais que demonstram essas heranças culturais africanas fora da África”, complementa o professor.

Liberdade e emancipação

O estudante de Direito da Ufes Santos José Nze Ntugu Afumu, da Guiné Equatorial, explica que o dia 25 de maio marca a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 1963, que atualmente é conhecida como União Africana (UA).

“Esta data é de extrema importância porque simboliza a luta pela independência, liberdade e emancipação dos povos africanos contra o colonialismo e a opressão”, destaca.

Para o membro da Liga dos Universitários Africanos (LUA), a data também é uma oportunidade de celebrar a unidade, a cultura e o progresso do continente. “Além de refletir sobre os desafios e conquistas ao longo dos anos”, afirma Santos José, citando personagens como Nelson Mandela e Thomas Sankara, de Burkina Faso, como exemplos que representam o espírito de resistência e determinação que permeia a história africana.

Preservação da cultura

Ainda de acordo com Santos José, eventos como este servem para preservar a cultura e transmitir tradições para as próximas gerações e para a comunidade local. Atualmente, a Ufes possui 58 estudantes africanos.

“Além disso, funcionam como uma plataforma para o engajamento social, oferecendo debates, simpósios e oficinas que exploram questões sociais, políticas e econômicas que afetam diretamente os povos africanos e afrodescendentes”, explica.

A intenção do membro da LUA é que, ao fim do evento, alguns objetivos sejam alcançados, como aumentar a conscientização sobre a história e a cultura africana, reforçar a identidade cultural e étnica dos afrodescendentes, e também ampliar a visibilidade dessas questões nos meios de comunicação e na sociedade.

“Com esta iniciativa, espera-se não apenas celebrar a rica herança cultural africana, mas também construir pontes entre diferentes comunidades, promovendo a igualdade, a justiça e a paz”, conclui.

Confira a programação do Dia da África:

8h30 - Abertura, com a mestra de cerimônia Luiza Alves

9h - Painel: África por um olhar da diáspora brasileira, com Gustavo Forde, Osvaldo Martins de Oliveira e André Moreira; mediação de Patrícia Isabel Tovela

10h30 - Degustação de comida africana com pratos típicos de diversas regiões do continente

11h - Painel: África por um olhar da LUA (Liga dos Universitários Africanos), com Alexandre da Silva, Evrad Deuton Ngalamou e Cesário Lino; mediação de Adriana de Oliveira

12h30 - Intervalo para almoço

14h - Abertura das apresentações culturais, com as mestras de cerimônia Elisangela Gonçalves e Sandra Gomes

14h20 - Apresentação da Banda de Congo Amores da Lua

15h30 - Apresentação do Bloco Afro-Kizomba

16h20 - Performance cultural da LUA, contando jogos, brincadeiras africanas, quiz sobre a África valendo brindes, desfile com trajes africanos, e dança e coreografia com o mestre de cerimônia Santos José

17h20 - Apresentação do Bloco Coisas de Negres