Mais de 900 estudantes da Ufes farão a prova do Enade dia 27 de novembro

23/11/2022 - 18:09  •  Atualizado 25/11/2022 09:46

Um total de 919 estudantes da Ufes farão a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022 no próximo domingo, 27 de novembro. A prova deste ano é dirigida aos alunos concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia e Serviço Social.

O Enade é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores. Ele é um componente da avaliação que corresponde a cerca de 55% do Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma das modalidades de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estudantes concluintes devem, obrigatoriamente, fazer a prova do Enade para terem direito a colar grau.

A Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes lembra que todos os estudantes concluintes habilitados que farão o exame devem preencher um cadastro de informações e responder ao Questionário do Estudante até 26 de novembro por meio do site https://enade.inep.gov.br/. Se necessitarem, deverão pedir atendimento específico, especializado ou por nome social. No mesmo site, estão divulgadas todas as etapas do exame e informações sobre o local de prova.

Horário

Nos locais onde o exame será realizado, os portões estarão abertos a partir das 12 horas (horário de Brasília) e serão fechados às 13 horas (horário de Brasília). O exame terá início às 13h30 e término às 17h30.

“É muito importante que os estudantes se programem para chegar às 12 horas. É bom lembrar que, aos domingos, há redução no número de ônibus circulantes e, além disso, neste dia haverá a realização de um concurso público, o que pode sobrecarregar também os aplicativos de transporte e o trânsito”, reforça o chefe da Divisão de Avaliação Institucional da Seavin, Fernando Monteiro.

A prova é composta por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os pontos a serem avaliados no componente específico estão disponíveis para consulta no portal do Inep.

Texto: Thereza Marinho