Mais de oito mil estudantes se inscreveram para o programa de mobilidade Promover Andifes

13/05/2021 - 17:43  •  Atualizado 14/05/2021 21:58

Um total de 8.219 estudantes de graduação de 12 universidades federais brasileiras se inscreveram para as vagas disponibilizadas na segunda edição do Programa de Mobilidade Virtual em Rede (Promover), lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Da Ufes, 914 estudantes se inscreveram para cursar disciplinas em outras instituições.

Cada estudante pôde se inscrever em até três disciplinas, podendo ser em uma ou mais instituições diferentes da que estuda. O resultado preliminar sai até 18 de maio. No dia 21, será divulgado o resultado final, e a lista dos alunos matriculados por disciplina e universidade será publicada em 24 de maio. Em caso de mais candidatos do que vagas em alguma disciplina, a classificação será em ordem decrescente de percentual de integralização do curso ou, se houver empate, maior idade, conforme previsto em edital.

Integração

O Promover Andifes garante a integração entre as universidades, além de permitir uma troca de experiências que irá refletir potencialmente na formação dos estudantes, uma vez que universidades federais refletem as peculiaridades de onde estão inseridas em seus modelos de ensino.

O programa teve uma edição piloto lançada em janeiro de 2021, inicialmente com a integração de quatro universidades: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Nesta segunda edição, a rede foi ampliada com as seguintes instituições: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade de Brasília (UnB). A expectativa é de que, gradualmente, todas as universidades sejam inseridas ao programa.

Com informações da Andifes