Matemática e mais cinco programas de pós-graduação ofertam vagas para 2021. Confira!

09/12/2020 - 19:37  •  Atualizado 14/12/2020 12:26

Seis programas de pós-graduação estão com inscrições abertas neste mês para cursos de mestrado e de doutorado. No campus de Goiabeiras, as oportunidades são nos programas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação; Matemática; Engenharia Elétrica; e Engenharia Mecânica. Já nos campi de Maruípe e Alegre, há vagas nos programas de Biotecnologia e de Engenharia Química, respectivamente. A previsão é de que as aulas tenham início a partir de fevereiro de 2021.

Confira abaixo as oportunidades:

Matemática (mestrado)

Prosseguem, até 14 de dezembro, as inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT). Podem se inscrever egressos ou estudantes finalistas de cursos das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, por meio de formulário on-line (acesse aqui).
Contato: ppgmat.ufes@gmail.com

Engenharia Elétrica (mestrado)

As inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) serão recebidas até 21 de dezembro de 2020, pelo e-mail ppgee.ufes@gmail.com. Serão oferecidas 15 vagas. Os candidatos deverão observar o Fator de Modulação (FM1), especificado no edital, que define a relação entre cada linha de pesquisa do programa e os cursos de graduação aceitos no processo seletivo. Os interessados de outros cursos de graduação não listados terão suas inscrições analisadas pela Comissão de Seleção.
Contato: ppgee.ufes@gmail.com

Biotecnologia (mestrado e doutorado)

Os interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) têm até 15 de janeiro para se inscrever pelo e-mail pos.biotecnologia@ufes.br. Podem concorrer às dez vagas do curso de mestrado os egressos e estudantes finalistas de cursos de graduação em Biotecnologia ou em áreas afins. Já para se candidatar às nove vagas oferecidas para o curso de doutorado, é necessário também ter o título de mestre na área de Biotecnologia ou em áreas afins.
Contato: pos.biotecnologia@ufes.br e pgbiotecnologia@gmail.com

Engenharia Química (mestrado)

Inscrições abertas até 26 de janeiro de 2021 para 11 vagas do curso de mestrado do Programa de Engenharia Química (PPEQ). Os egressos ou estudantes concluintes de cursos de Engenharia Química ou de áreas afins deverão se inscrever pelo e-mail ppeq.sec@gmail.com.
Contato: ppeq.sec@gmail.com

Engenharia Mecânica (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica abrirá processo seletivo para o preenchimento de 17 vagas de mestrado e nove de doutorado. Além dessas, será ofertada uma vaga de mestrado e uma de doutorado para docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de acordo com o Termo de Cooperação Ufes/Ifes nº 7/2017.  Os interessados deverão se inscrever no período de 15 de dezembro até as 17 horas de 30 de dezembro, pelo e-mail selecaomestradoppgem@gmail.com.

Para ingresso no curso de mestrado, o candidato deve ter concluído ou ser aluno concluinte de cursos de graduação em Química, Física, Matemática ou em Engenharias. Já para concorrer ao curso de doutorado, é necessário ter obtido o grau de mestre em Engenharias, Química, Física, Matemática ou em áreas afins à Engenharia Mecânica. Em ambos os casos, o PPGEM poderá exigir, como condição de admissão, que o candidato curse disciplinas de nivelamento para preencher deficiências em sua formação.
Contato: ppgemufes@gmail.com

Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (doutorado)

A partir de 15 de dezembro, estarão abertas as inscrições para três vagas no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo). Os interessados poderão se inscrever até 31 de janeiro de 2021, por meio de formulário on-line a ser disponibilizado nos endereços http://ppgcosmo.cosmo-ufes.orghttp://www.cosmologia.ufes.br.
Contato: ppgcosmo@cosmo-ufes.org

Mais informações sobre pré-requisitos e documentação exigida para a inscrição, prazo para matrícula e início das aulas, entre outras, podem ser obtidas nos editais anexados abaixo. Os resultados das etapas dos processos seletivos devem ser acompanhados pelos sites dos respectivos programas de pós-graduação e por outros meios especificados nos editais.

Texto: Nábila Corrêa