Memórias afetivas conduzem "Aftersun", estreia desta semana no Cine Metrópolis

01/12/2022 - 18:36  •  Atualizado 02/12/2022 22:18
Compartilhe

Mergulho nas memórias afetivas, a aguardada estreia da cineasta Charlotte Wells chega à tela do Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 1º de dezembro. Aftersun (foto principal), longa-metragem premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, promete arrebatar o público com a história sensível de Calum (Paul Mescal), um pai amoroso e idealista, e de Sophie (Frankie Corio), uma garota que começa a entrar na adolescência.

Autobiográfico, o filme revisita a viagem que a diretora fez com pai nos anos 1990, quando a dupla passou as férias de verão em um resort na Turquia, filmando boa parte desse período com uma câmera amadora. Embora seja um bom pai, o ainda jovem Calum deixa transparecer – não para a filha –, em gestos mínimos, um universo interno de aflições inerentes à paternidade e ao seu lugar no mundo. São essas faltas que a Sophie adulta tenta revisitar para produzir o retrato comovente a que assistimos em Aftersun.

Capítulo à parte é a conexão dos atores, cujas cenas aparentemente banais se revestem de singularidade. Outro destaque é a trilha sonora noventista – e, para muitos, nostálgica –, passando por músicas de Blur, All Saints, R.E.M. e outras bandas que fizeram sucesso na década de 1990.

Drama queer

A segunda estreia da semana é o drama queer Breve História do Planeta Verde, dirigido pelo argentino Santiago Loza. No filme, Tania (Romina Escobar), uma mulher trans, decide se encarregar de tudo que envolve a morte de sua avó, incluindo o cuidado de um alienígena criado há anos pela falecida. Com a ajuda de dois amigos, ela abandona Buenos Aires e viaja pelo interior do país para levar a pequena criatura de volta a seu lugar de origem.

Além das estreias, o Cine Metrópolis movimenta sua programação com uma pré-estreia neste fim de semana, em duas sessões. Dirigido por Julie Lecoustre e Emmanuel Marre, Bem-vindos a Bordo narra a história da jovem Cassandre (Adèle Exachorpoulos), que passa a trabalhar como aeromoça após a morte da mãe. Sua rotina se divide entre noitadas com colegas de bordo e momentos de tédio e desamparo. Cassandre, porém, não deixa de sonhar com uma nova guinada na vida: ela quer subir na carreira e até mesmo achar o amor nos encontros arranjados por aplicativos de relacionamento.

Nacional

Segue em cartaz a comédia Serial Kelly, dirigida por René Guerra e estrelada pela cantora Gaby Amarantos. No longa, Kelly é uma cantora de forró eletrônico que busca espaço na cena musical nordestina. Aos poucos, no entanto, ela começa a mostrar sua outra face – de assassina. Oprimida pessoal e profissionalmente por homens que entram em sua vida, Kelly encarna uma espécie de justiceira, enquanto viaja pelo interior do nordeste.

Na quarta-feira, 7, às 13 horas, ocorre mais um encontro do Curso de Extensão: Imagens do Trabalho, com exibição e debate do filme neorrealista Ladrões de Bicicleta, do diretor italiano Vittorio de Sica. O drama conta a história de Antonio Ricci, que precisa de uma bicicleta para conseguir um novo emprego. Ele dá tudo o que tem para comprar o transporte, mas a bicicleta é roubada, fazendo com que Antonio precise procurá-la por Roma. O curso é aberto e gratuito para toda a comunidade.

Devido aos jogos do Brasil na Copa do Mundo, o Cine Metrópolis não terá exibições nesta sexta-feira, 2. Caso a Seleção se classifique para as oitavas de final em primeiro lugar de seu grupo, também não haverá sessões na segunda-feira, 5.

 

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 1º a 7 de dezembro:

Aftersun, de Charlotte Wells (Reino Unido/EUA, 2022, 102') - Trailer
Em um resort de férias decadente, no final da década de 1990, Sophie, de 11 anos, aprecia um tempo raro junto com seu pai amoroso e idealista, Calum. À medida que o mundo da adolescência se aproxima dela, Calum luta sob o peso da vida fora da paternidade. Vinte anos depois, as lembranças ternas de Sophie de suas férias tornam-se um retrato poderoso e comovente de seu relacionamento paterno, enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia. Não recomendado para menores de 14 anos.

Breve História do Planeta Verde (foto), de Santiago Loza (Argentina/Brasil, 2019, 75') - Trailer
Após a morte da avó, Tania, uma mulher trans, descobre sua missão neste planeta: levar um velho alienígena de volta a seu lugar de origem. Ao lado de Pedro e Daniela, seus amigos de infância, ela abandona o vazio emocional de Buenos Aires e viaja pelo interior da Argentina carregando em uma mala o pequeno ser de cor roxa e grandes olhos pretos. Não recomendado para menores de 12 anos.

Bem-vindos a Bordo, de Julie Lecoustre e Emmanuel Marre (Bélgica/França, 2021, 110') - Trailer
Após perder a mãe, Cassandre decidiu trabalhar como aeromoça. Apesar da rotina cansativa de viagens pelo mundo em uma companhia aérea de baixo custo, o tempo passa e a vida sempre volta a ficar monótona. Entre curtir noitadas com as colegas de bordo e estar atolada na mesmice, ela tenta subir na carreira e sonha com uma companhia aérea de luxo e até descobrir o amor nos encontros arranjados pelos aplicativos de relacionamento. Não recomendado para menores de 16 anos.

Serial Kelly, de René Guerra (Brasil, 2022, 83') - Trailer
Protagonizado pela cantora Gaby Amarantos, o filme conta a história de Kelly, uma cantora de forró eletrônico que viaja pelo interior do nordeste brasileiro deixando mortes por onde passa. De estrela ascendente, ela se torna uma heroína marginal, a temida e procurada Serial Kelly: a primeira serial killer mulher do Brasil.

Ladrões de Bicicleta (Curso Imagens do Trabalho), de Vittorio de Sica (Itália, 1948, 93') - Trailer
O drama conta a história de Antonio Ricci, que precisa de uma bicicleta para conseguir um novo emprego. Ele dá tudo o que tem para comprar o transporte, mas a bicicleta é roubada, fazendo com que Antonio precise procurá-la por Roma.

 

Veja a grade da programação: 

Texto: Leandro Reis
Fotos: Divulgação
Edição: Thereza Marinho