Mestrado Profissional em Educação publica edital de seleção com 35 vagas

O Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) irá ofertar 35 vagas para o segundo semestre de 2021. As inscrições serão recebidas de 11 a 29 de março, por meio de formulário on-line disponibilizado no site https://ufes.selecao.net.br/.

Do total de vagas, 35% será reservado para três categorias: pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI), com 25%; pessoas com deficiência (PCD), com 5%; e pessoas transexuais e travestis (pessoas trans), com 5%. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 120, sendo possível solicitar a isenção no período de 15 a 18 de março.

O público-alvo do processo seletivo são os profissionais egressos de cursos de licenciatura plena, bacharelado e cursos superiores de tecnologia que estejam em efetivo exercício em escolas de educação básica, em secretarias de educação ou em instituições de ensino superior. A comprovação do vínculo será feita por meio de declaração atualizada. Para a comprovação de proficiência em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), serão aceitos certificados de exames realizados há, no máximo, dois anos ou diploma de licenciatura plena em Letras/Inglês, Letras/Espanhol ou Letras/Francês.

Dentre as etapas de seleção, está a análise do projeto, composto pelo memorial, apresentando a articulação entre a trajetória acadêmico-profissional do candidato e a intenção de pesquisa, e pela proposta de pesquisa, incluindo o produto educacional articulado a esta. Será realizada também prova oral, baseada no Currículo Lattes dos candidatos aprovados nas etapas anteriores e em seus respectivos projetos de pesquisa.

Linhas de pesquisa

As oportunidades serão distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do PPGMPE, da seguinte forma: 18 vagas para a linha de pesquisa Docência e Gestão de Processos Educativos, sendo 12 para a ampla concorrência, quatro para PPI, uma para PCD e uma para pessoas trans; e 17 para a linha de pesquisa Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar, sendo 11 para a ampla concorrência, quatro para PPI, uma para PCD e uma para pessoas trans. O candidato que optar pela reserva de vaga poderá ser aprovado para as vagas de ampla concorrência, dependendo de sua nota. Nesse caso, a vaga específica será destinada ao próximo candidato cotista aprovado na mesma modalidade.

Para concorrer pelas vagas reservadas, o candidato deverá fazer essa opção no momento da inscrição e entregar autodeclaração de identidade negra, indígena, de pessoa com deficiência ou de pessoa trans, conforme cada situação. Além disso, de acordo com a modalidade de reserva, serão exigidos outros documentos comprobatórios: fotografias com as especificações estabelecidas no edital de abertura da seleção, para as pessoas pretas e pardas; declaração da comunidade indígena assinada por, pelo menos, três lideranças reconhecidas ou Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani), para candidatos indígenas; e laudo médico, assinado por especialista, contendo os requisitos especificados no edital, para pessoas com deficiência.

Os candidatos autodeclarados pretos e pardos ou transexuais e travestis serão convocados para procedimento de verificação complementar, realizado de maneira remota, devido à pandemia de COVID-19. Poderá ser solicitado também o comparecimento presencial do candidato com deficiência para avaliação médico pericial. O candidato inscrito para reserva de vagas que não atender à convocação será desclassificado do processo seletivo. Também será eliminado da seleção o candidato que apresentar autodeclaração ou qualquer outro documento falso. Caso a fraude seja constatada após a matrícula, esta será anulada.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital anexado abaixo e na página do Programa (acesse aqui).

 

Texto: Nábila Corrêa
Imagem: Freepik
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.