Mostra de Biologia promove palestras nos dias 20 e 25 de outubro

19/10/2021 - 18:00  •  Atualizado 20/10/2021 20:10

A IV Mostra de Biologia, organizada pelo Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) da Ufes, está promovendo uma série de atividades remotas que visam a popularização da ciência e a troca de experiências entre estudantes de cursos superiores e de educação básica. O evento acontece de forma online durante o mês de outubro, dentro da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Nesta quarta-feira, 20, às 19 horas, acontece a mesa redonda A pandemia de covid-19: desafios e perspectivas futuras. A palestra contará com a presença de Ana Paula Sthel, professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes; de Margareth Dalcolmo, médica e pesquisadora da Fiocruz; e de Ludhmila Abrahao Hajjar, professora da Universidade de São Paulo (USP).

Na próxima segunda-feira, 25, também às 19 horas, o tema será Transparência a serviço da Ciência, com Adíla Damiani, pedagoga e docente da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo; e Rodrigo Marcovich Rossoni, economista e secretário geral da ONG Transparência Capixaba. Todas as palestras serão transmitidas pelo canal do LEB Ufes no YouTube.

“As atividades e os eventos visam promover a divulgação e popularização da ciência, estimulando os alunos e alunas a trocarem experiências e desenvolverem um senso investigativo e curioso que a ciência pode proporcionar”, afirma Viviana Corte, coordenadora da mostra e professora do Departamento de Biologia da Ufes. Ela também destaca o caráter emancipatório do conhecimento e a possibilidade de se usá-lo como uma ferramenta de transformação social.

Mostra de vídeos

A novidade da IV Mostra de Biologia ficou por conta da mostra de vídeos, que, pela primeira vez, recebeu produções audiovisuais de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por estudantes de ensino médio e fundamental. Para integrar a mostra, o aluno deveria produzir um vídeo apresentando a ciência no dia a dia ou tratando de divulgação científica sobre a covid-19, conforme divulgado em edital.

Das propostas apresentadas, quatro foram premiadas. Os ganhadores farão visitas aos laboratórios de ciência da Ufes e receberão em suas escolas a visita de uma equipe da Universidade, com o objetivo de realizar uma cerimônia de premiação.

Confira a lista dos vídeos selecionados:

Protocolos de segurança contra a covid-19

Autores: Guilherme Rosa Ramos da Hora e Simone Silva Clarindo

Instituição: E.E.E.M. Colégio Estadual do Espírito Santo

A polinização no dia a dia

Autores: Ana Clara do Nascimento Rodrigues, Milanna Katiusca Martins Barbosa Dutra, Regina Vieira dos Santos, Caio Fabiano Ribette dos Santos, Karen Cristhiny Wandermurem Santos, Érica Elias Franco, Vitória Gabriele Santana Pereira, Jordana Neri, Idalina Tereza Leite Perin

Instituição: E.E.E.F.M. Ana Lopes Balestrero

Extração do DNA do tomate

Autores: Emelly da Silva Louzada Pio e Willian Moreira da Costa

Instituição: Escola Professor Domingos Ubaldo

A água é desse rio

Autores: Sindy Catalunha, Juliana Silva França e Laércio Ferracioli