Mostra de Ciências traz explicação sobre fenômenos por meio de experimentos. Assista!

25/11/2020 - 15:46  •  Atualizado 26/11/2020 13:36

Você sabia que um balão não estoura fácil quando pressionado contra vários pregos? E que balões cheios diminuem de volume quando submetidos a temperaturas baixíssimas? Por que esses fenômenos acontecem? Explicações para essas e outras ocorrências foram dadas no Show de Física realizado nesta quarta-feira, 25.

“Nosso objetivo é despertar a curiosidade para a ciência física, por meio de experimentos de eletromagnetismo, mecânica e termodinâmica”, destaca o professor Giuseppi Camiletti, do Departamento de Física da Ufes, que realizou as experiências na live. O evento (clique aqui para assistir) é parte da Mostra de Ciências que integra a programação da Semana do Conhecimento da Universidade.

Camiletti mostrou como uma lâmpada fluorescente acende, sem a necessidade de fios e contatos elétricos, ao se aproximar de um globo de plasma e de um circuito eletrônico com placa de arduíno e transístores. “Eles têm circuito de alta frequência, que gera campo eletromagnético de alta frequência e de alta tensão. A agitação das moléculas leva à movimentação dos eléctrons e gera luz”, explica o professor, indicando que o site http://showdefisica.ufes.br tem explicações de como fazer esse e outros experimentos. Nos mesmos equipamentos, mostrou que o arco elétrico entre dois eletrodos pode produzir música e emitir luz.

Usando balões de festa, o professor mostrou que, em contato com um único prego, a bola estoura, porém, ao ser pressionada contra uma cama de cerca de 800 pregos, apresenta uma resistência muito maior. “Quando há só um prego, a força aplicada fica concentrada, mas com vários pregos, a força é exercida sobre uma área maior, então a pressão é menor. Pelo mesmo motivo, um caminhão de 50 toneladas precisa ter mais rodas do que um carro, que pesa uma tonelada: com mais rodas, há mais áreas de contato e menos pressão no solo. Com menos rodas, as rodovias estragariam mais”, detalha. O professor também explicou que afiar facas segue o mesmo princípio, de ter uma área menor para pressionar o alimento e assim, cortar com mais facilidade.

Termodinâmica

As experiências que mais envolveram os participantes – dentre eles, estudantes do ensino fundamental – foram as de termodinâmica, com uso de nitrogênio líquido, à temperatura de 200 graus Celsius negativos. Primeiro, foram colocados chips dentro de uma caixa com nitrogênio. Ao retirar e comer o salgadinho gelado e mais crocante, Camiletti soltava fumaça pela boca e pelo nariz. “O nitrogênio congela o vapor de água e quando tiramos os chips da caixa, com o calor da boca ou do ambiente, as moléculas se condensam, fazendo o vapor”, afirma. Ele lembra que processo semelhante ocorre na formação de nuvens e quando se retira um objeto da geladeira, que esfria o vapor de água do ambiente e o transforma em líquido.

O nitrogênio também possibilitou inserir, em uma caixa, seis balões cheios, que tinham volume superior ao da caixa. Após o contato com o nitrogênio, eles ficam praticamente vazios, porque as moléculas de ar dentro dos balões reduzem sua agitação quando submetidas a baixas temperaturas (foto). Quando voltam à temperatura ambiente, de cerca de 25 graus Celsius, retornam ao tamanho anterior. O professor explica que esse é o mesmo motivo pelo qual é necessário deixar um espaço entre as cerâmicas de pisos e paredes e, também, entre as partes de pontes. “o calor pode levar à dilatação desses materiais e, se não tem esse espaço entre eles, podem estourar”, esclarece.

Além do Show de Física, a Mostra de Ciências apresenta nesta quarta-feira, às 16 horas, os experimentos realizados em outras áreas, como Astronomia, Biologia, Estatística, Química e Matemática (clique aqui e acompanhe). Já na quinta-feira, dia 26, às 11 horas, a live Matemágica terá demonstrações matemáticas.

A página da Mostra de Ciências na Semana do Conhecimento também reúne vídeos com outras experiências e explicações como, por exemplo, a bicicleta de roda quadrada, o quarto de Ames e a relação dos morcegos com a COVID-19.

A Semana do Conhecimento da Ufes vai até o dia 27 de novembro. Saiba mais sobre a programação no site http://scufes.org, que reúne informações sobre eventos ao vivo e também vídeos que apresentam os programas de pós-graduação, cerca de 900 projetos de iniciação científica e dezenas de projetos de extensão.

Texto: Lidia Neves