Muses é reaberto e inaugura primeiro planetário do sul do ES durante a 22ª Semana Nacional de Museus

13/05/2024 - 19:34  •  Atualizado 14/05/2024 17:17
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Foto do planetário inflável, que tem seis metros de diâmetro e um domo para a projeção de filmes

No dia 16 de maio, o Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo (Muses), vinculado ao Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS/Ufes), será reaberto após um mês de reforma do espaço físico. A reabertura se dará em meio às celebrações da 22ª Semana Nacional de Museus (SNM), que contará com atividades interativas com óculos de realidade virtual e lousa digital, além de oficinas e visitas às exposições permanentes das áreas de Geologia (minerais, rochas e minérios), Paleontologia (fósseis) e Zoologia (vertebrados e invertebrados).

O ponto alto da programação será a inauguração do primeiro planetário da região sul do Espírito Santo. O Planetário do Muses (foto) transmitirá sessões de filmes sobre astronomia, tratando de temas que envolvem a evolução do universo e os planetas. As atividades festivas da SNM acontecem nos dias 16, 17 e 18, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Grupos e escolas interessados em participar podem se inscrever neste link (visitantes individuais não necessitam de inscrição prévia). O evento é gratuito.

A SNM é uma ação da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e tem como objetivo mobilizar museus de todo o país a desenvolver suas programações em torno de um mesmo tema. Este ano, as atividades abordarão a temática Museus, Educação e Pesquisa.

Planetário

Com capacidade para até 25 pessoas, o Planetário do Muses é inflável, tem seis metros de diâmetro e projeta filmes no seu domo, fornecendo uma experiência de imagem em 360 graus, com som de cinema. O espaço é uma espécie de mini-teatro no qual céu noturno, planetas, constelações e outros objetos astronômicos são projetados em uma grande cúpula que envolve toda a plateia. “A sensação para o público é de estar contemplando um céu estrelado e outras maravilhas do universo em uma experiência imersiva”, explica a professora do Departamento de Química e Física (DQF) e responsável pelo Planetário, Simone Anastácio.

Ele apresentará, de maneira lúdica e educativa, diversos conceitos astronômicos, tornando-se um importante instrumento para a divulgação e o ensino da Astronomia para pessoas de todas as idades. Por ser portátil, as sessões podem acontecer em escolas, praças e outros locais públicos. “A referência de planetário, até então, é o Planetário da Ufes de Vitória e, portanto, escolas e outros grupos do interior precisam viajar até a capital para ter essa experiência. Assim, essa é uma importante aquisição para o Muses e para o trabalho de divulgação científica que temos realizado desde a inauguração do museu, em 2013”, ressalta Anastácio, que é também curadora do Muses.

Espaço de conhecimento

Localizado na região central de Jerônimo Monteiro, o Muses é o único museu do Espírito Santo com a temática de história natural. Trata-se de um programa de extensão da Ufes, que foi inaugurado em 23 de março de 2013, cuja equipe atual é composta por professores dos departamentos de Geologia (DG), Biologia (DB) e DQF. “O Muses busca potencializar a interação com a sociedade e ser um espaço permanente de divulgação, popularização e produção de conhecimento científico nas diferentes áreas das Ciências Naturais”, explica o professor do DG e gerente do Muses, Paulo Fortes.

A equipe do museu organiza várias atividades de divulgação científica, educação informal e lazer cultural gratuitos, por meio de visitas monitoradas às exposições permanentes e temporárias itinerantes e projetos específicos, como a SNM e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (realizada, anualmente, no mês de outubro), com o objetivo de ampliar o conhecimento científico da população e ser um espaço de educação, cultura e lazer.

Imagem de uma das salas do Museu, onde fica um armário com portas transparentes

Modernização

No fim de 2023, o museu adquiriu dez óculos de realidade virtual, duas lousas interativas digitais e quatro impressoras 3D, visando à modernização e inserção de tecnologia digital do museu. Além disso, houve uma ampliação dos acervos de Geologia e Paleontologia nas exposições permanentes.

Ao longo do mês de abril, o Muses permaneceu fechado e suas instalações passaram por reformas estruturais que incluíram pintura de paredes internas e externas, instalação de grades nas janelas e portas externas e revisão da parte elétrica. “A reforma proporcionou não só aumento da segurança, como também a melhor visualização das coleções permanentes. Por tudo isso, consideramos a participação do Muses na SNM/2024 – tanto sua reinauguração quanto sua reabertura”, ressalta Fortes, que estima a visita de cerca de 500 pessoas durante a SNM.

Fortes e equipe estão planejando atividades itinerantes em outras datas comemorativas, como o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), a Semana Nacional do Meio Ambiente (início de junho) e o Dia Internacional da Geodiversidade (6 de outubro). “Esperamos desenvolver mais atividades em conjunto com os professores do ensino básico, conforme suas demandas para abordar assuntos específicos relacionados aos conteúdos das Ciências Naturais. Esperamos, ainda, aumentar o público visitante e a visibilidade do Muses, intensificando sua relação com a sociedade e incentivando a realização de novas atividades culturais ao longo do ano”, conclui Fortes.

Categorias relacionadas