Neste 31 de março, Memória da Ditadura é tema da primeira defesa de mestrado do PPGCI

31/03/2021 - 10:21  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A primeira defesa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) acontece nesta quarta-feira, 31, com um tema simbólico para a data, que marca o aniversário de 57 anos do golpe militar no Brasil. Com o título Documento, (Des)informação e Poder: memória da Ditadura Militar Brasileira pela obra "1964: o Brasil entre armas e livros", a dissertação, de autoria do estudante Gabriel Soella, discute o perigo para a democracia da difusão de narrativas contrafactuais de extrema-direita, com características autoritárias, no ciberespaço.

“Eu fiz uma análise a partir da expansão da noção de documento e de regimes de informação para analisar as relações da rede de desinformação formada no filme 1964 - o Brasil entre armas e livros (imagem), da produtora de extrema-direita Brasil Paralelo. Trabalhei apontando a relação entre as memórias negacionistas de militares e civis de extrema-direita com o filme”, conta Soella. A partir dessa relação, foi construída a “análise crítica e genealógica das práticas de desinformação e negacionismos anti-histórico de base antissemita e racista/colonialista e sua manifestação em memórias de grupos de extrema-direita”.

Na avaliação do pesquisador, as narrativas do filme trazem a memória do que antes estava restrito à caserna, o que significa um risco no contexto de pós-verdade em que vivemos, em que fatos objetivos têm menos importância para a opinião pública do que crenças e apelos emocionais. “Isso tem a ver, inclusive, com a atual catástrofe que estamos vivendo nessa pandemia, com disseminação de afirmações que não correspondem à lógica, à ciência, e acabam legitimando versões de realidade falseada", afirma.

PPGCI

Soella é da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e a apresentação teve início às 10 horas. O programa foi criado em 2019 e conta com 30 estudantes regularmente matriculados.

Texto: Sueli de Freitas