Novas orientações sobre a vacinação dos profissionais da educação do Espírito Santo

26/05/2021 - 18:34  •  Atualizado 28/05/2021 12:03
Compartilhe

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Ufes informa que, por meio de um pronunciamento dos secretários de Estado da Saúde e da Educação, o Governo do Espírito Santo anunciou na manhã desta quarta-feira, 26 de maio, o aumento do quantitativo de doses de vacinas contra a covid-19, de forma a contemplar, de imediato, a integralidade dos profissionais da educação do estado, independentemente da idade ou do nível de atuação (educação básica ou magistério superior).

Até o dia 20 de maio, a Progep elaborou e disponibilizou ao Comitê Interinstitucional e à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) listas com nomes e dados dos profissionais da educação, seguindo os critérios de grupo e faixa etária definidos pela Resolução CIB/SUS nº 46/2021. Também foram disponibilizadas aos profissionais da educação básica a declaração padrão exigida para a vacinação, conforme modelo definido na Resolução CIB/SUS nº 51/2021.

A Progep esclarece que, a partir do pronunciamento realizado nesta quarta-feira, não será mais necessário produzir listas para envio à Sedu, uma vez que a gestão dos critérios e da operacionalização da vacinação dos trabalhadores da educação passa a ser das secretarias municipais de Saúde. Contudo, faz-se necessária a alteração ou publicação de nova Resolução CIB/SUS, com o novo modelo oficial da declaração comprobatória do vínculo de trabalho que será exigida no momento da vacinação.

Após publicação desse ato, a Progep e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) providenciarão imediatamente a emissão da declaração, que será disponibilizada aos servidores no Portal do Servidor (servidor.ufes.br), de modo que possam verificar, nos municípios, qual será a dinâmica da vacinação, se por agendamento on-line ou por outro meio de contato. Logo que as declarações estiverem disponíveis, os servidores serão comunicados por meio de mensagem enviada aos e-mails institucionais.

Em reunião realizada no final desta tarde, a Sedu anunciou que, devido à maior disponibilidade de vacinas e à transferência da gestão da operacionalização da vacinação dos trabalhadores da educação para as secretarias municipais de Saúde, o Comitê Interinstitucional criado pelo governo estadual para elaborar um plano de distribuição das vacinas para esses trabalhadores encerra suas atividades.