Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros realiza seminário sobre educação e luta antirracista

31/10/2020 - 10:19  •  Atualizado 04/11/2020 19:07

Territórios educativos e a luta antirracista é o tema da décima primeira edição do Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais, evento gratuito organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes. A proposta do encontro, que será realizado de forma virtual entre os dias 3 de novembro e 1º de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal do Neab no YouTube, é promover discussões sobre diversas áreas do campo das relações étnico-raciais por meio de conferências, mesas-redondas, palestras e o lançamento do livro Princesas Negras. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do Seminário, mediante preenchimento do formulário on-line. Os participantes inscritos terão direito a certificado.

Segundo a coordenadora do Neab, professora Jacyara Paiva, a ideia de fazer o Seminário totalmente gratuito foi colocada em prática para que nenhum interessado pela temática ficasse de fora: “Queremos professores, estudantes, jovens da periferia. Queremos que todos que travam a luta antirracista possam participar deste evento, que reflete sobre as lutas antirracistas nos mais diversos territórios educativos, para além e também no território escolar”.

Atividades

O XI Seminário Nacional das Relações Étnico-Raciais faz parte de uma sequência de eventos organizados pelo Neab em 2020. “Escolhemos falar sobre Territórios educativos e a luta antirracista devido aos reflexos da pandemia da COVID-19 e as diversas lutas antirracistas que o povo negro tem travado”, ressalta a professora.

A conferência de abertura do Seminário, apresentando o tema central do evento, acontece às 19 horas do dia 3 de novembro, contando com a participação da professora Edileuza Souza, da Universidade de Brasília (UnB), e a mediação da coordenadora do Neab.

Os assuntos centrais do evento foram organizados em seis eixos temáticos, com duas lives cada um, transmitidas durante todo o mês de novembro: Educação básica (dias 18, às 19h30, e 30, às 19h); Educação e transmissão de saberes nos quilombos e trajetórias de escolarização de quilombolas (dias 6, às 19h, e 7, às 14h); Educação indígena (dias 4 e 26, às 19h); Educação social e as lutas antirracistas (dias 13 e 20, às 19h); Territórios sagrados (dias 9 e 16, às 19h); e Políticas afirmativas (dias 11 e 17, às 19h).

No dia 1º de dezembro, às 19 horas, acontece a conferência de encerramento, quando o professor Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), falará sobre Políticas afirmativas e educação antirracista: desafios para a próxima década. A mediação será do professor da Ufes Osvaldo de Oliveira, vice-coordenador do Neab.

Simbologia

O símbolo escolhido para representar o Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais foi a figura da cabaça, que, de acordo com a coordenadora do Neab, retoma “o conhecimento, a sabedoria que está presente nos mais diferentes territórios educativos de luta antirracista”. Outro símbolo escolhido foi o adinkra sankofa, um pássaro que volta a cabeça à calda, cujo significado é expresso na mensagem retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro.

“Nesse sentido, os territórios educativos serão a fonte de conhecimento para o fortalecimento da luta antirracista, que se faz diariamente. O Neab reafirma, assim, seu compromisso com a educação das relações étnico-raciais e com a promoção de conhecimentos concernentes à história e à cultura afro-brasileira e africana”, explica Jacyara Paiva.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis nas redes sociais do Neab (Facebook e Instagram). Dúvidas sobre o Seminário podem ser enviadas para o e-mail neab.ufes2020@gmail.com.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Camila Fregona