A educação pública e o conhecimento, que deve ser construído com rigor nas escolas, são ferramentas fundamentais para a garantia e a manutenção da verdadeira democracia. A análise é do professor, filósofo e pedagogo brasileiro Dermeval Saviani, que recebeu o título de doutor honoris causa da Ufes em sessão solene do Conselho Universitário que lotou o Teatro Universitário nesta terça-feira, 3.
Idealizador da teoria denominada Pedagogia Histórico-Crítica, Saviani defende que a escola pública e as universidades devem funcionar como espaços de humanização e emancipação da classe trabalhadora, combatendo as desigualdades históricas. Ele critica duramente medidas que deformam esse papel, como o avanço da privatização e da militarização das escolas por meio dos colégios cívico-militares.
O título concedido pela Ufes é o décimo recebido por Saviani. Ele é doutor honoris causa também pelas universidades Tiradentes (Unit), Federal da Paraíba (UFPB), Federal de Santa Maria (UFSM), Federal de São Carlos (UFSCar), Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Federal de Catalão (Ufcat), Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e pela Universidade de Brasília (UnB).
“Estava faltando o [título] da Federal do Espírito Santo [risos], que me é muito cara, porque eu tenho colegas que prezo muito trabalhando aqui. Esse reconhecimento é algo que causa alegria, embora também implique uma responsabilidade. Mas eu acredito que tenho procurado corresponder ao espírito do título, assumindo a responsabilidade de prestar relevantes serviços à sociedade e à educação”.
Compreensão crítica
Em seu discurso, Saviani defendeu que apenas o conhecimento sistematizado permite às pessoas a compreensão crítica da realidade, distinguindo o que é real e o que são promessas ilusórias. Para o professor, vivemos na "sociedade da informação, não do conhecimento", na qual os dados circulam instantaneamente e de forma fragmentada pelas redes digitais.
Ele afirmou ainda que o conhecimento, por outro lado, “implica o domínio dos fenômenos sociais, dos determinantes históricos e do significado das informações”. Sem a devida formação crítica, promovida por uma educação de qualidade, destaca o professor, a população se torna vulnerável à desinformação. O resultado é o fenômeno que Saviani chama de "democracia suicida", na qual o povo, ao exercer sua soberania nas urnas, acaba votando contra os seus interesses e “elegendo seus próprios algozes”.
Proposta
A proposta de outorga do título a Saviani foi apresentada pelo grupo de pesquisa Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar, coordenado pelas professoras Ana Carolina Galvão e Fernanda Chiote, do Centro de Educação da Ufes. A proposição recebeu a assinatura de mais 19 entidades dos movimentos social, sindical e estudantil. Representando esses segmentos, a comissão designada para levar o professor Saviani à mesa da solenidade foi composta por Jade da Vitória, do Diretório Acadêmico Florestan Fernandes (Daff) do Centro de Educação; Andressa Pereira, do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM/ES) e Waleska Timóteo, egressa da Ufes e presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória. (Sindsmuvi).
“É uma honra ter o professor Dermeval Saviani comemorando seus 60 anos de carreira aqui na Ufes; ele que tem uma trajetória dedicada à educação pública brasileira. Esse é o título mais importante no âmbito das universidades, é a maior demonstração do nosso afeto, respeito, admiração e reconhecimento por essa história e pelo trabalho intenso que o professor vem realizando nas seis últimas décadas”, afirmou a professora Ana Carolina Galvão.
Defesa de princípios
A solenidade foi encerrada pela vice-reitora no exercício da Reitoria, Sonia Lopes, que destacou: “O professor Dermeval Saviani hoje passa a integrar a história institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. [Com esse título] não estamos apenas homenageando um dos mais importantes intelectuais da educação brasileira – estamos reafirmando os princípios e os compromissos que devem orientar a universidade pública: a defesa intransigente do direito à educação, da democracia, da ciência, do pensamento crítico e da emancipação humana”.
Sonia Lopes afirmou ainda que a homenagem expressa reconhecimento e posicionamento. “Reconhecimento a uma trajetória intelectual e política dedicada à educação brasileira; posicionamento em defesa de um projeto de sociedade no qual o conhecimento produzido historicamente pela humanidade não seja privilégio de poucos, mas direito de todas as pessoas”.
A obra de Saviani, lembrou Lopes, “atravessou gerações” e “sua produção nos ensina que a educação não pode ser compreendida isoladamente das condições históricas e materiais da sociedade; que a escola não é neutra; que as desigualdades educacionais não são naturais; e que a luta pela democratização do conhecimento é inseparável da luta por transformação social”.
Quem é Saviani
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Dermeval Saviani é professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além dos dez títulos de doutor honoris causa concedidos por instituições de ensino superior, Saviani também teve seu trabalho reconhecido com a Medalha do Mérito Educacional do Ministério da Educação, e pelos prêmios Zeferino, Prêmio Capes Anísio Teixeira e Jabuti, entre outras honrarias.
Fotos: Ana Oggioni
Universidade Federal do Espírito Santo