Observatório da Mídia realiza segundo seminário em comemoração aos seus 15 anos

24/11/2021 - 11:58  •  Atualizado 25/11/2021 18:09

Será realizada nesta quinta-feira, 25, às 19 horas, a segunda parte dos Seminários Observações em comemoração aos 15 anos do Observatório da Mídia. Para esse evento, organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, foram convidadas pessoas que colaboraram direta ou indiretamente no acompanhamento das questões de direitos humanos e na leitura crítica nas/das mídias, na produção de reflexões aprofundadas e na formação de profissionais que colaboraram para a produção de uma comunicação, educação e militância cidadã.

Como o Observatório da Mídia teve duas sedes ao longo de sua trajetória, de 2006 a 2009, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e, a partir de 2009, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), os seminários pretendem resgatar parte das atividades realizadas a partir dos dois estados.

No primeiro seminário comemorativo, realizado em 28 de outubro, estiveram presentes três das cofundadoras do Observatório: Ana Veloso, do Observatório da Mídia da Universidade Federal de Pernambuco; Aline Lucena, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Mariana Martins, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e do grupo Intervozes. O seminário também contou com depoimentos de antigos colaboradores do grupo, como bolsistas, pesquisadores ou apoiadores, e com a mediação de um dos coordenadores e fundadores do Observatório, o professor do Departamento de Comunicação (DepCom) da Ufes Edgard Rebouças.

Já para esse último encontro comemorativo, o Seminário contará com a presença das convidadas Luma Dutra, da Universidade de Brasília; Marlialina Antolini, da Michigan State University; da jornalista da TV Gazeta Luanna Esteves; e de Itamara Camargo, da Agência Storm. Elas, que foram bolsistas de pesquisa ou extensão da Ufes, falarão sobre a fase capixaba do Observatório da Mídia. O evento será mediado pelo professor do DepCom Rafael Paes, que também é um dos coordenadores do Observatório.

Os Seminários Observações têm sido realizados ao vivo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês e já abordaram, entre outros, temas como Informação e Saúde, Comunicação e Mulheres, Jornalismo e Sociedade e Publicidade, Propaganda e Territorialidades. Todas as edições a partir de fevereiro de 2021 estão disponíveis no canal no YouTube do Observatório da Mídia.

Os participantes interessados em receber certificado de participação devem preencher, em pelo menos três edições do Observações, o formulário de presença que é disponibilizado durante o evento.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Observatório da Mídia