Ondas gravitacionais são destaque na nova edição da revista Cadernos de Astronomia

17/08/2021 - 18:29  •  Atualizado 19/08/2021 12:12

O Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) e o Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) acabam de lançar o novo número da revista Cadernos de Astronomia.

Nesta edição, as ondas gravitacionais são abordadas com destaque, dando ao leitor uma ampla visão sobre o tema. A existência dessas flutuações no tecido espaço-temporal é uma das predições mais importantes da teoria da relatividade geral, a moderna teoria da gravitação.

De acordo com o prefácio do periódico, a Astronomia e a Cosmologia vivem um momento tão excepcional quanto singular. A Cosmologia, em particular, deixou de ser um ramo essencialmente especulativo da atividade científica para, nos últimos 60 anos, ser alçada à condição de uma das fronteiras do conhecimento. “O curioso é que muitos dos resultados obtidos pela astronomia e pela cosmologia ocorreram quando havia grande ceticismo sobre se um dia esses resultados sequer poderiam ser obtidos. Este é o caso da primeira detecção das ondas gravitacionais, ocorrida em 2015, cem anos após ter surgido a teoria que as predizia, a relatividade geral”, relatam os editores.

Temas como buracos negros, estrelas de nêutrons e seus múltiplos mensageiros, o universo primitivo, astronomia de ondas gravitacionais, astroquímica, espectroscopia solar, equação do equilíbrio estelar em teorias modificadas da gravitação, ensino de Astrobiologia na escola e Cosmologia de Gödel também são destaques nos Cadernos de Astronomia.

Artigos nacionais e internacionais

A edição traz ainda artigos de seis cientistas do Brasil e do exterior e outros referentes aos projetos vencedores na Mostra de Astronomia do Espírito Santo (Maes 2020), evento que se consolida como uma atividade importante no ambiente acadêmico e educacional, em que a astronomia começa a se tornar uma linguagem habitual para os estudantes e professores do ensino básico.

A organização da seção temática deste número contou com a participação do editor convidado Riccardo Sturani, que também assina um dos artigos. Ele é pesquisador do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro da Colaboração Científica Ligo (a primeira a detectar uma onda gravitacional). A Ligo é uma colaboração científica de institutos internacionais de Física e grupos de pesquisa dedicados à busca de ondas gravitacionais.

Os Cadernos de Astronomia podem ser acessados na íntegra no endereço eletrônico www.periodicos.ufes.br/astronomia.

A revista, que tem periodicidade semestral, está aberta a contribuições de todos que se interessam, de diferentes formas, por Astronomia e Física. Os materiais enviados para publicação serão submetidos e avaliados por profissionais que atuam na área. Informações sobre como participar das próximas edições estão disponíveis nos endereços eletrônicos ppgcosmo.cosmo-ufes.org e www.cosmologia.ufes.br.

Texto: Jorge Medina