Ouvidoria da Ufes institui Comitê de Acompanhamento dos Conselhos de Usuários

10/12/2021 - 15:50  •  Atualizado 13/12/2021 17:20

Integrado por 13 membros da comunidade universitária, foi instalado na terça-feira, 7, o Comitê Permanente de Acompanhamento dos Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos da Ufes. Esse colegiado foi criado por meio de portaria do reitor Paulo Vargas e, em sua composição, estão representadas as unidades de prestação de serviços em cinco eixos estratégicos, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI Ufes 2021-2030) – ensino, pesquisa, extensão, assistência e gestão. O comitê tem como principal competência a gestão dos conselhos de usuários dos serviços públicos da Ufes, compostos por voluntários que farão a avaliação dos serviços prestados.

A sessão virtual de instalação foi presidida pelo ouvidor da Universidade, Renato Schwab. Ele observou que o comitê é também responsável pela publicação e atualização da Carta de Serviços aos Usuários, bem como pela análise dos resultados manifestados pelo público e pela produção de dados que resultem na melhoria dos serviços prestados.

Schwab destacou que o processo de instalação do comitê começou em março e que a sua criação responde a uma exigência legal. O ouvidor observou que a divulgação dos serviços públicos prestados pelos órgãos da administração federal, e a sua permanente avaliação pela sociedade, é um processo coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O comitê é presidido pelo servidor técnico-administrativo Marcelo Rosa, que ressalta alguns desafios, como a busca pela ampliação dos conselhos de usuários, com maior participação de voluntários. Segundo ele, os conselhos precisam ser fortalecidos para que haja maior participação social. “É um movimento que pretendemos fazer, de modo a ampliar a abrangência e a representatividade sobre a avaliação dos serviços”, acentuou.

Rosa pontuou que um dos objetivos do comitê é oferecer subsídios para a produção dos relatórios de gestão de cada unidade, a partir das informações coletadas dos usuários sobre cada serviço prestado pela Ufes. “O objetivo maior é aperfeiçoar a qualidade dos serviços oferecidos, seja na área acadêmica, seja na administrativa”, concluiu.

Texto: Luiz Vital