PDI 2021-2030: retomada das atividades acontece nesta segunda, às 14 horas

O processo de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes para o período de 2021 a 2030 será retomado na próxima semana. Na segunda-feira, 19, o canal Ufes Oficial no YouTube transmitirá ao vivo, às 14 horas, a sessão on-line que marca o reinício dos trabalhos.

O evento, que é aberto à comunidade universitária e ao público externo, contará com a presença do reitor Paulo Vargas e do vice-reitor Roney Pignaton. Na ocasião, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Rogério Faleiros, tratará dos próximos passos do PDI/Ufes enquanto a diretora de Planejamento do Departamento de Gestão Estratégica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Monique Bayestorff, abordará A importância dos Planos de Desenvolvimento Institucionais para as universidades.

O PDI é uma exigência do Ministério da Educação e o documento para o período 2021/2030 deve estar validado e aprovado até 31 de dezembro deste ano. O plano anterior (2015/2019) teve a vigência prorrogada até o fim de 2020, devido à COVID-19. O professor Rogério Faleiros, que também é coordenador do comitê central do PDI – presidido pelo reitor Paulo Vargas –, observa que, sem esse documento, as universidades enfrentam limitações no âmbito da  gestão. Segundo ele, podem ocorrer dificuldades, por exemplo, em relação aos credenciamentos e avaliações institucionais. “É importante que o PDI seja um documento construído coletivamente e que expresse os anseios da  comunidade universitária e da sociedade”, ressalta o pró-reitor.

Participação

A elaboração do terceiro Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes foi iniciada no segundo semestre de 2019, quando, em um processo de escuta e diálogo realizado por meio de enquetes com a comunidade acadêmica, foram somadas mais de 10 mil manifestações, com abordagens sobre fragilidades e potencialidades. A partir de tais contribuições, foram definidas a missão, a visão e os valores da Universidade, na perspectiva estratégica para esta década.

Na etapa atual, segundo Rogério Faleiros, a proposta é a de buscar definições quanto aos desafios institucionais, elaborando os objetivos, a metodologia, as metas e os indicadores. “Essa capilaridade das discussões é que vai garantir a aderência do PDI à identidade institucional da Ufes”, acentua. Ele observa também que é muito importante a participação da sociedade nesse processo, o que inclui o governo do estado, as prefeituras, as entidades de classe, as organizações não governamentais, os movimentos sociais, as associações, os coletivos, entre outros segmentos.

A partir desta próxima semana, ocorrem as reuniões nos centros de ensino da Universidade. A primeira sessão on-line do comitê executivo do PDI será na quarta-feira, 21, às 9 horas, no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), do campus de Alegre, sul do estado. Já na sexta-feira, 23, a reunião será às 10 horas, no Centro Tecnológico (CT), no campus de Goiabeiras. Os encontros acontecerão em todos os 11 centros da Ufes, até o mês de novembro, conforme calendário abaixo. As reuniões ampliadas com os conselhos departamentais dos centros terão a participação de professores, técnicos-administrativos e deestudantes.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES 
Centro de ensino Data Horário
Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) 21/10 9h
Centro Tecnológico (CT) 23/10 10h
Centro de Ciências Exatas (CCE) 26/10 14h
Centro de Artes (CAr) 27/10 14h
Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) 27/10 14h
Centro de Educação (CE) 30/10 9h
Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) 03/11 14h
Centro de Ciências da Saúde (CCS) 05/11 10h
Centro de Ciências Jurídicas e Econômica (CCJE) 06/11 9h
Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) 06/11 14h
Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) 09/11 14h

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Camila Fregona

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.