Pesquisa sobre o uso de realidade virtual para melhoria de habilidades sociais seleciona voluntários

A pesquisa de iniciação científica Avaliação da eficácia do treinamento de habilidades sociais em ambiente de exposição de realidade virtual, desenvolvida pelo Departamento de Psicologia da Ufes, está selecionando voluntários para participar do estudo.

Destinada, principalmente, às pessoas que possuem dificuldade em se expressar ou de falar em público, a pesquisa está sendo coordenada pelo acadêmico Thales José Carneiro, sob a supervisão do professor Elizeu Borloti.

O objetivo da investigação é identificar os efeitos da exposição das pessoas à realidade virtual e comparar a influência dessa tecnologia nos indivíduos em dois momentos: um com presença de treinamento de habilidades sociais e de comunicação assertiva, e outro sem essa presença.

As habilidades sociais, segundo Carneiro, permitem que as pessoas expressem seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada. “São muitas as habilidades sociais. Neste estudo, o participante será treinado especificamente no aspecto da comunicação verbal e não verbal, como primeiros passos para consolidar a habilidade social de fala assertiva”, explica.

a comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, concisão e confiança, obtendo o retorno esperado. “Alguns participantes passarão por um treinamento básico, visando à melhoria nas habilidades de falar em público, e serão expostos de forma gradativa a um cenário de realidade virtual, projetado especificamente para pacientes com medo extremo de falar em público”, explica o coordenador da pesquisa.

Inscrição

Para participar da pesquisa, a pessoa não pode estar passando por nenhum tratamento para medo de falar em público, nem estar utilizando medicamento psicoativo para essa finalidade. Os interessados devem responder ao questionário que se encontra disponível no endereço https://forms.gle/9vrbL7frhpPUQVAf7.

Caso não possua acesso a computador, a inscrição pode ser feita por meio do WhatsApp (27) 99574-8399. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail thales.fortes [at] yahoo.com.br.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.