Pesquisadores da Ufes estão entre os cem mil mais influentes cientistas do mundo

20/10/2023 - 17:49  •  Atualizado 23/10/2023 16:46

Onze professores da Ufes estão na lista dos cem mil mais influentes pesquisadores do mundo em 2022, segundo o estudo Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, que utiliza a base de dados Scopus para levantar os mais citados em publicações. O levantamento é realizado pela Universidade de Stanford (EUA). Na lista dos mais influentes cientistas ao longo de toda a carreira constam seis pesquisadores da federal capixaba.

Estão na lista de 2022: André Renato Amaral, do Departamento de Matemática Aplicada; Anselmo Frizera Neto, do Departamento de Engenharia Elétrica; Antônio Joaquim Varandas, do Departamento de Física; Arnaldo Leal Júnior, do Departamento de Engenharia Mecânica; Celso Oliveira Azevedo, do Departamento de Ciências Biológicas; Luís Carlos Lopes Junior, do Departamento de Enfermagem; Maria José Pontes, do Departamento de Engenharia Elétrica; Martin Gustavo Richarte, professor visitante do Departamento de Física; Renato Antonio Krohling, do Departamento de Engenharia de Produção; Wanderson Romão, do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes (PPGQUI); e Winfried Zimdahl, que foi professor visitante de longa duração no Departamento de Física.

Leal-Júnior, Krohling, Varandas e Zimdal também estão na lista de cientistas mais citados ao longo de toda a carreira, ao lado de Ivan Kostov, professor visitante do Departamento de Física, e Marcos Benedito de Freitas, do Departamento de Química.

“É um importante resultado em nível internacional, que demonstra a excelência da pesquisa desenvolvida pela Ufes em diversas áreas, o que pode ser comprovado também pelo aumento do conceito dos programas de pós-graduação da Ufes e diferentes indicadores internacionais e nacionais”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr.

O secretário de Relações Internacionais da Universidade, Yuri Leite, destacou que esse é mais um importante ranking em que a Ufes apresenta um excelente posicionamento, mostrando a capacidade dos pesquisadores da instituição que integram a seleta lista dos cem mil mais influentes cientistas do mundo. “O número de pesquisadores da Ufes nesse grupo continua aumentando a cada ano: em 2022 eram nove de destaque em relação ao ano anterior e três em relação à carreira. Isso mostra o avanço contínuo da pesquisa científica da Ufes, mesmo atravessando tempos de pandemia e crise econômica”, comemora.

Pesquisa

O banco de dados da pesquisa fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score). As informações são mostradas para o impacto ao longo da carreira e, separadamente, para um único ano recente. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2022 e os dados do ano recente referem-se às citações recebidas durante o ano civil de 2022.

A versão atual é baseada nos dados de 1º de outubro de 2023 da Scopus, atualizado para o final do ano de citação de 2022. Ou seja, os cálculos foram realizados usando todos os perfis de autores da Scopus em 1º de outubro de 2023. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos.

Texto: Sueli de Freitas