Pesquisadores latino-americanos participam de curso na Ufes sobre o programa openEvoc

29/07/2022 - 12:22  •  Atualizado 01/08/2022 11:56

O Grupo de Pesquisa em Formalizações Matemáticas da Cognição e Design (Forma) da Ufes encerrou nesta quinta-feira, 28, o primeiro curso sobre o programa openEvoc para pesquisadores latino-americanos. O openEvoc é um programa gratuito de apoio a pesquisas em Psicologia Social.

Realizado em formato on-line, o minicurso teve duração de 8 horas e contou com a participação de 41 pesquisadores de instituições como a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad Ean (Bogotá); a Universidad de La República (Uruguai); a Universidad Nacional de Rosario (Argentina); a Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Universidade Federal de Santa Catarina; além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Ufes.

A formação foi realizada pela equipe composta pelo professor colaborador do PPGP-Ufes, desenvolvedor do programa openEvoc e coordenador do Forma, Hugo Cristo, e por integrantes do grupo que são estudantes no mestrado de Psicologia: Jarbas da Paz, João Pedro de Jesus, Larisse Lapa e Nailane Deboni.

Recursos para pesquisas

O grupo de pesquisa Forma tem como objetivo pesquisar teorias, modelos e formalizações matemáticas da congnição humana e suas aplicações ao design de interação humano computador. Já o openEvoc oferece recursos para a condução de pesquisas na Teoria das Representações Sociais, mais especificamente na técnica de coleta e análise de dados de evocações livres. Tem ferramentas para a limpeza e organização de dados, e geração de gráficos e relatórios a partir das análises.

O programa funciona totalmente on-line e pode ser acessado gratuitamente.

A primeira versão do programa foi desenvolvida em 2012 e, desde então, conta com cerca de 1.700 usuários de diversos países e mais de 2.500 pesquisas registradas. A nova versão do openEvoc, que será lançada em 2023, foi testada e avaliada pelos participantes pela primeira vez.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Imagem: Grupo Forma