Plataforma digital integra dados de pesquisas e programas de pós-graduação da Ufes

18/11/2020 - 19:05  •  Atualizado 20/11/2020 16:41

Os estudantes e pesquisadores da Ufes ganharam uma importante ferramenta digital que integra dados do sistema de currículos Lattes e permite geração automática de informações sobre programas de pós-graduação da Universidade. Trata-se da Plataforma Stela Esperta, já disponível a partir desta semana, contratada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes com o apoio financeiro do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP).

A plataforma oferece dois módulos: o de pós-graduação e o de pesquisa. O primeiro utiliza dados importados da Plataforma Sucupira para apresentar indicadores sobre os programas de pós-graduação, especialmente os utilizados nas avaliações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), permitindo não apenas extrair informações sobre os programas, mas estabelecer análises comparativas dentro da própria Universidade ou com outras instituições. O módulo pesquisa integra automaticamente as informações acerca da produção científica e técnica, dos projetos e da formação de recursos humanos cadastradas no Lattes dos professores da Ufes.

“É uma excelente ferramenta para que gestores institucionais, sejam de pró-reitoria ou de programa de pós-graduação, possam visualizar os indicadores de um programa, comparando-o com outros da própria Universidade, de uma determinada região ou de outra instituição do país. Tudo feito de forma automática”, afirma o pró-reitor da PRPPG, Valdemar Lacerda Jr. Ele lembra que, até então, qualquer modelagem de comparação teria que ser feita de forma manual, entrando no currículo de todos os docentes de um programa para verificar a produção individual e gerar indicadores, por exemplo. “Com a plataforma, podemos fazer tudo num clique”, destaca.

“A plataforma Stela Experta apresenta duas performances que ajudam no apoio estratégico de diversas ações da Ufes. Uma com foco na gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação, e a outra com foco na pós-graduação, proporcionando um diagnóstico detalhado de todos os programas de pós-graduação da Universidade. Tudo isso disponível a professores, técnicos e alunos, numa ação da PRPPG e da Câmara de Pesquisa”, afirma o diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Luiz Partelli.

Para a diretora de Pós-Graduação da pró-reitoria, Eliza Ferreira, a aquisição do direito de acesso à Plataforma Stela Esperta “representa um avanço no acompanhamento e planejamento dos cursos de pós-graduação, sendo possível identificar os pontos fortes e fracos para um melhor planejamento do trabalho”.

Acesso livre

O modelo de contrato estabelecido é de acesso livre a toda a comunidade universitária para obtenção de informações de programas e pesquisadores da Ufes, mediante login e senha já informados aos coordenadores dos programas de pós-graduação. A contratação é por um período de quatro anos.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: E-book Stela Esperta