Plataforma Moocqueca completa um ano de atividades e prepara novos cursos para 2024

17/05/2024 - 15:22  •  Atualizado 17/05/2024 15:33
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Logomarca da plataforma com a palavra moocqueca escrita em rosa, em fundo branco. Ao lado da palavra, a imagem de pequenos quadrados nas cores rosa e azul, representando dados

Quatorze cursos em português, dois com versão em inglês, 48.939 acessos advindos de 68 países e 47.172 pessoas inscritas. Estes são os números da Plataforma Moocqueca, projeto pioneiro da Ufes lançado em maio de 2023 pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Superintendência de Educação a Distância (Sead) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI). A ferramenta abriga cursos abertos gratuitos, de curta duração, que são realizados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.

Após um ano de atividades, a plataforma apresentará novidades ao longo de 2024. Além de três cursos que estão atualmente em produção (com expectativa de lançamento até a metade do ano), outros dez devem ser selecionados por meio de edital para inserção na ferramenta até o fim do ano. Estes abordarão temas destinados ao público leigo e também aspectos relacionados à formação de professor da Educação Básica e à qualificação do trabalhador em áreas de interesse do estado do Espírito Santo.

O novo edital selecionará cursos que não envolvam conhecimento prévio e especializado e que sejam de interesse prático, relacionado a aspectos do dia a dia do cidadão comum, como acesso a direitos e benefícios governamentais, compostagem e reciclagem de lixo, negócios em mídias sociais e precificação de produtos e serviços. “Além disso, os cursos voltados para áreas de qualificação do trabalhador deverão ser preferencialmente ligados à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, indústria, construção, comércio e serviços”, ressalta a coordenadora da plataforma e diretora de Política Extensionista da Proex, Fabiana Ramos.

Perfil do público

Nestes primeiros 12 meses, o curso mais acessado pelos participantes foi o de Comunicação em Mídias Digitais (8.003 inscritos), seguido de Introdução à Libras (6.234) e Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (4.957). Os 14 cursos disponíveis foram buscados por pessoas de países como Alemanha, Canadá, Inglaterra, Uruguai, Arábia Saudita, Japão, Estados Unidos, Vietnã, Hungria e Portugal.

“É claro que a maior parte dos participantes da plataforma é do Brasil, mas a gente ficou bastante surpreso com a participação de pessoas outros países, como Japão ou Uzbequistão”, pontua Ramos. Até o momento, 47.172 pessoas já se inscreveram nos cursos da Plataforma Moocqueca, que apresenta cerca de 15% de certificação. “A média mundial de certificação para cursos do tipo MOOC é de 10%. Então, estamos acima da média”, avalia ela.

O público da ferramenta é formado por pessoas na faixa etária de 19 a 28 anos e entre 36 e 48 anos. Quase metade dos participantes têm renda de até R$ 2 mil. Trinta por cento dos inscritos ficaram sabendo da Plataforma por meio das redes sociais, outros 30% por indicação de amigos e conhecidos, e pouco mais de 80% nunca estudou na Ufes. Ramos diz que a equipe foi surpreendida ao notar a quantidade de pessoas inscritas que não têm e nunca tiveram vínculo com a Universidade: “Esse é um dado muito positivo que mostra que os cursos da plataforma têm atingido o objetivo da extensão, porque a extensão é um conjunto de ações ‘extra-muros’ para dialogar com a comunidade que está fora da Universidade”.

De acordo com a coordenadora, a ideia é que a Plataforma Moocqueca seja dinâmica, sempre com novos cursos disponibilizados aos usuários, para que as pessoas se interessem em voltar e fazer novas atividades, além de agregar novos participantes. “Nossa expectativa futura é fazer crescer a plataforma em números de cursos e também da população que a acessa. É, de fato, chegar a todos os continentes do globo, já que só não estamos hoje na Oceania. É um impacto muito positivo”, finaliza.

Categorias relacionadas