Pós-graduação da Ufes ganha novo Sistema de Gestão Acadêmica

12/12/2022 - 18:31  •  Atualizado 13/12/2022 18:38

A partir do ano letivo de 2023, a Ufes terá um novo Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação, integrado às demais plataformas da instituição, o que otimizará processos de trabalho e possibilitará que os estudantes resolvam grande parte das suas demandas pelo Portal do Aluno. A nova tecnologia foi 100% desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) na mesma base do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), utilizado pelos estudantes e professores da graduação. O primeiro módulo já está sendo utilizado de forma experimental pelos programas de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmácia.

“Já passamos pela fase de teste e estamos na etapa experimental. A previsão é fechar janeiro de 2023 ainda no SAPPG [Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação, utilizado atualmente na Universidade] e iniciar fevereiro já com todos os programas funcionando no novo sistema”, anuncia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr.

Preparação

Atualmente, 20 programas de pós-graduação estão construindo a matriz dos cursos dentro da nova plataforma. A migração das disciplinas e dos estudantes será realizada posteriormente, de forma automática, do antigo para o novo sistema. Esse trabalho finaliza a entrega do módulo funcional, com a integração ao Portal do Aluno e aos sites dos programas de pós-graduação, em fevereiro. Numa segunda etapa, o projeto é integrar a pesquisa e a iniciação científica ao novo sistema.

“Neste primeiro momento, entregaremos o módulo de controle acadêmico. Mais à frente, vamos integrar o cadastro de projetos de pesquisa e os processos relacionados à iniciação científica”, revela Lacerda Jr.

Novidades

Com a integração ao Portal do Aluno, os próprios estudantes poderão efetuar matrícula, acompanhar o histórico escolar e ter acesso a outras informações acadêmicas. Aqueles que cursaram a graduação na Ufes terão acesso a todos os dados de sua vida acadêmica na Universidade. Essas informações são importantes, entre outros fins, para a adoção de políticas para os egressos da Ufes.

Em relação às secretarias dos cursos de pós-graduação, o trabalho será otimizado. As notas serão digitadas diretamente pelos docentes no Portal do Professor para visualização no Portal do Aluno. Outra facilidade é que as informações da pós-graduação para a progressão automática dos docentes estarão disponíveis, conforme prevê a resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) nº 52/2017.

A inovação viabilizará, num futuro próximo, os diplomas digitais, pois o sistema é compatível com a plataforma de emissão digital que a Ufes já adquiriu. Os ajustes para que essa etapa seja concluída estão em curso, tanto na graduação quanto na pós. “O diploma digital, uma vez emitido, poderá ser certificado no site do Ministério da Educação (MEC)”, afirma Lacerda Jr.

A geração dos relatórios demandados por órgãos fiscalizadores, como Advocacia-Geral da União (AGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU), também será facilitada com a integração aos demais sistemas da Universidade proporcionada pelo novo sistema.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Freepik