Produções de alunos da Ufes são selecionadas para Mostra Competitiva da ABD Capixaba

04/12/2020 - 15:10  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Três trabalhos de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual de estudantes da Ufes foram selecionados para participar da Mostra Competitiva da 15ª Mostra Produção Independente – Cinema Possível, promovida pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas dos Espírito Santo (ABD Capixaba). Os documentários Jardim Secreto, de Shay Peled; O Tempo e a Falta, de Claudiana Braga; e o videoclipe When the Lights Hits Her Face, de Carlos Cásula concorrem com outros 35 filmes de realizadores de todo o estado.

A cerimônia de abertura do evento acontece no dia 6 de dezembro, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pela TV Educativa (TVE), pelo site da ABD Capixaba (www.abdcapixaba.com.br) e pelo canal do Youtube da Associação (https://cutt.ly/6hvyyVT).

Os filmes da Mostra Competitiva serão exibidos entre os dias 7 e 13 de dezembro e concorrerão a premiações decididas por um Júri Técnico e também ao prêmio do Júri Popular. O público pode votar nas obras no site da ABD, onde todos os filmes ficarão disponíveis para exibição até o encerramento da Mostra.

Mostra Paralela

A programação do evento conta, ainda, com a Mostra Paralela, que este ano tem curadoria do professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Erly Vieira Jr. e do egresso do curso de Cinema e Audiovisual Waldir Segundo. A Mostra Paralela apresentará ao público 18 filmes capixabas, entre curtas de ficção, documentários, animações, videoclipes, videoartes e experimentais, fazendo uma retrospectiva das obras mais marcantes dos últimos 15 anos. Perto da minha casa (2013), de Carolini Covre; Onde está o grande tema (2013), de Carolini Covre e Diego Locatelli; e Transvivo (2017), de Tati Franklin são as obras produzidas por estudantes da Ufes durante o curso de Cinema e Audiovisual que estão na Mostra Paralela.

Vieira Jr. conta que, para produzir a Mostra Paralela, os curadores pesquisaram a trajetória do audiovisual capixaba desde a primeira edição da Mostra Produção Independente, buscando realizar um breve panorama da cena local. “Nosso objetivo é propor um olhar sobre algumas das vertentes mais importantes dessa filmografia, levando em conta sua diversidade gerencial e geográfica, bem como a sempre crescente participação das ditas minorias: negros, mulheres, LGBTs, indígenas e demais comunidades periféricas”, explica.

Marco

Waldir Segundo analisa que 2020 está sendo um ano fundamental para o audiovisual local, por marcar os 20 anos de atividade da ABD Capixaba, a 15ª edição da Mostra Produção Independente e os 10 anos do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes. “Um ano de imagens tão marcantes também nos convida a relembrar a potência das obras produzidas por nossos realizadores, recolocando-as em circulação. É uma forma de fazer com que dialoguem entre si, (re)apresentando às mais diversas gerações a riqueza de seus olhares e a urgência de seus discursos”, diz ele.

O professor Vieira Jr. corrobora a visão de Segundo ao citar a busca pelo diálogo entre os filmes selecionados. “Buscamos fazer os filmes dialogarem, mesclando algumas obras premiadas com trabalhos que merecem ser descobertos. A diversidade de todas essas vozes é o nosso horizonte para pensarmos juntos um pouco da força que o cinema capixaba tem mostrado em suas imagens e discursos”, conclui.

A programação completa do evento da ABD Capixaba está disponível no site https://abdcapixaba.com.br/programacao/.

Texto: Adriana Damasceno