Professora da Ufes lança livro de crônicas na Biblioteca Pública Estadual nesta terça, 10

09/09/2024 - 16:08  •  Atualizado 10/09/2024 20:23
Texto: Com informações da assessoria da autora     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da capa do livro

A escritora e professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes Andressa Zoi Nathanailidis lança nesta terça-feira, 10, o livro Fotogramas (I) – Memoriais. O lançamento será às 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES), na Enseada do Suá, em Vitória. A obra com 56 crônicas traz uma compilação de textos escritos pela autora ao longo dos anos, com crônicas mais antigas, escritas no início dos anos 2000, e outras mais recentes.

Fotogramas (I) – Memoriais não tem uma temática específica, abordando assuntos diversos. O leitor fará um mergulho em lembranças da infância da autora, homenagens a pessoas que marcaram sua vida, experiência profissionais, encontros com artistas e intelectuais, sua imersão na cultura grega, já que é filha de gregos, e outros fatos que marcaram sua vida.

As lembranças da infância e sua vivência na cultura grega estão presentes, por exemplo, na crônica Feira dos Municípios, na qual Andressa traz a recordação da edição de 1988 desse tradicional evento que acontece anualmente na Grande Vitória. Ela rememora quando, vestida como uma criança grega, desfilou na Avenida Dante Michelini carregando uma bandeira da Grécia e, acompanhada dos pais, vendeu churrasco grego e vinho tinto em uma barraquinha de comidas típicas do país. Já entre as homenagens a pessoas que marcaram sua vida estão as crônicas Tia Marilena e Jardim de Minha Mãe.

Ao longo de sua trajetória, Andressa teve a possibilidade de conhecer pessoalmente pessoas famosas a quem admira. Alguns desses encontros estão narrados nas crônicas O dia em que conheci Raul Sampaio (quando teve oportunidade de entrevistar o compositor de Meu Pequeno Cachoeiro) e Diversidades e Escrevivências: a presença de Conceição Evaristo na 6ª Feira Literária Capixaba (quando conheceu pessoalmente a escritora).

Fotogramas (I) – Memoriais tem esse nome porque, além das inúmeras recordações presentes em suas páginas, traz ainda ilustrações feitas a partir de fotos tiradas pela autora com celular. 

Imagem
Foto da autora, de frente para a câmera, segurando o livro com as mãos

Outras obras

Este é o primeiro livro de crônicas de Andressa, que também é autora do romance Ponto Cruz e do livro de poesias Vida. A autora também já publicou um ensaio biográfico sobre o escrito modernista Achilles Vivacqua, publicado pela Academia Espírito Santense de Letras (AEL), e Song of The Displaced: Rap and Migration in Globalized Times, sua tese de doutorado, publicada em 2017 pela editora GlobalSouthPress.

O livro será vendido por R$ 50. Após o lançamento, os interessados poderão adquirir o exemplar com a editora Jordem ou diretamente com a escritora, por meio de direct para seu Instagram. A obra é patrocinada pelo Projeto Lei Rubem Braga, Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória.

Categorias relacionadas