Estão abertas até a próxima segunda-feira, 7, as inscrições para o workshop gratuito A Arte do Super 8: filme autoral, arquivo e imagens encontradas. Produzido pelo programa de extensão Frame - Núcleo de Fotografia, o curso começa na próxima terça-feira, 8, no Sesc Glória, no Centro de Vitória, e será ministrado pelo professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes Miro Soares. Ao todo, serão 15 vagas disponíveis para artistas, cineastas, estudantes e público em geral interessado na prática de cinema analógico e experimental. As inscrições são por seleção e podem ser realizadas neste link.
“A ideia de realizar esse curso nasce do fato de que há muitos anos realizo filmes e instalações em Super 8. Assim, espero contribuir passando um pouco da minha experiência e permitindo aos participantes fazer uso dos materiais, equipamentos e filmes”, explica o professor.
O workshop consiste em oito encontros semanais. Durante as atividades, que se estendem até o dia 26 de novembro, os participantes vão conhecer a história do Super 8 e serão incentivados a utilizar o formato, introduzido pela Kodak para o mercado amador e doméstico nos anos 1960, para criar filmes autorais.
Filmes autorais
No curso, os participantes vão trabalhar com registros já existentes em Super 8 e criar filmes autorais a partir dessas imagens recuperadas. “Uma das possibilidades criativas específicas dessa produção com imagens já existentes em Super 8 está relacionada a uma espécie de viagem no tempo realizada por meio desse material. Com esse tipo de trabalho é possível contar histórias que conectam o passado e o presente”, destaca Soares.
A expectativa é de que os trabalhos produzidos durante os dois meses de curso sejam apresentados ao público no início de dezembro. “Uma mostra pública é sempre um espaço de encontro e de troca, em que surgem discussões ricas sobre o campo, as técnicas e os produtos dessa prática”, garante o professor, que dentro da Ufes propicia outros espaços de encontros e trocas de experiências sobre arte visual.
Programa de extensão
Um desses espaços de compartilhamento de experiências artísticas é o Frame - Núcleo de Fotografia, programa de extensão que existe desde 2019 e busca promover a reflexão e produção de arte e fotografia contemporânea. A iniciativa conta com cerca de 20 participantes e embarca dois projetos de encontros: o Clube de Leitura e o Clube de Criação, que se debruçam sobre os eixos teóricos e de produção, respectivamente.
“O núcleo concebe a fotografia em seu sentido expandido, agrupando diferentes manifestações da imagem: a imagem fixa da fotografia, a imagem em movimento do cinema e do vídeo e, ainda, as novas formas da arte-mídia”, destaca ele.
O programa faz uso do laboratório de fotografia, localizado no Cemuni IV, e do estúdio de fotografia, no Prédio Multimeios, além de salas de aula do Centro de Artes (CAr). Mais informações sobre o programa podem ser acessadas na página do Frame no Facebook e no Instagram.
Foto: Miro Soares