Projeto convida pesquisadores a publicar textos sobre memória de exposições brasileiras em site

21/12/2020 - 21:03  •  Atualizado 05/01/2021 19:11

O projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria, ligado ao Departamento de Artes Visuais da Ufes, abriu sua primeira chamada de ensaios. Intitulada Circuitos da Arte Memórias e Expansões, a convocatória tem como objetivo convidar pesquisadores a publicar ensaios inéditos no site Plataforma de Curadoria (https://www.plataformadecuradoria.com/). Os autores devem escolher o tema a ser abordado entre os eixos Memória de exposições no Brasil, com ênfase no Espírito Santo, e Processos de criação e exibição em arte contemporânea ou novas mídias. Os textos devem ser submetidos em formato digital, por meio de formulário (https://www.plataformadecuradoria.com/submissoes), até o dia 5 de fevereiro.

A chamada é aberta a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, que podem enviar seus ensaios em língua portuguesa ou espanhola. O material deve ter entre oito mil e 12 mil caracteres com espaço, podendo ter até três coautores. “Neste formato de ensaio, mais experimental, pensamos em publicações que podem conjugar textos, imagens, mídias sonoras e audiovisuais”, explica o professor Daniel Hora, que coordena o projeto de extensão ao lado da professora Ananda Carvalho. O estudante de licenciatura em Artes Visuais Igor Degobi atua como bolsista do projeto.

Para a professora Ananda Carvalho, as complexidades do ano de 2020 tornam latente o registro de reflexões sobre a arte e a criação de memórias sobre pesquisas realizadas: “A nossa chamada vem dar visibilidade a essas questões, convidando jovens pesquisadores a publicar”.

Memória e processos

A convocatória foi dividida em dois eixos temáticos amplos, o que, segundo os coordenadores, ajuda na expansão das redes do projeto de extensão com as comunidades internas e externas da Ufes. “Isso nos ajuda na busca por potências emergentes nos campos da cultura, da arte e da educação”, diz Ananda Carvalho.

O eixo Memória de exposições no Brasil, com ênfase no Espírito Santo visa mapear procedimentos que tratem da multiplicidade dos modos de exibição de arte contemporânea no Brasil. “Aqui, buscamos dar visibilidade e organizar certos rastros acerca das exposições brasileiras, principalmente no Espírito Santo, compreendendo as especificidades do seu sistema da arte e produzindo história em diálogo com o presente”, explica Hora.

Nesta temática, os autores devem procurar responder a questões como “quais são as exposições de arte contemporânea relevantes na História da Arte do Espírito Santo?”; “como as práticas artísticas são atravessadas por práticas curatoriais com o intuito de tornar público o trabalho artístico?”; e “como os diversos agentes e instituições contribuem para a elaboração das exposições?”.

O recorte Processos de criação e exibição em arte contemporânea ou novas mídias busca discutir sobre a radicalidade em processos de criação e exibição em arte contemporânea ou novas mídias. “Compreende estudos no campo dos processos de criação no que tange à sua relação com o capitalismo tardio, o campo artístico e os modos de exibição da arte em circuitos expandidos, constituídos com as mídias ou articulados em diálogo com os seus usos”, analisa Degobi.

As perguntas que norteiam esse eixo temático são “quais são as práticas experimentais que abraçam a radicalidade da arte e as diferentes formas de seu dar a ver?”; “como os processos de criação e exibição constroem proposições que fogem dos circuitos hegemônicos da arte?”; e “como tensionar os campos da arte e da vida?”.

Seleção

A seleção de trabalhos será realizada durante o mês de fevereiro por um comitê científico formado por pesquisadores membros da equipe do projeto Processos de Criação em Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea. Os resultados serão divulgados a partir do dia 1 de março.

Todas as diretrizes para os autores e para os textos estão disponíveis no site Plataforma de Curadoria.

Texto: Adriana Damasceno