Projeto de extensão divulga conceitos econômicos em linguagem acessível

20/12/2022 - 10:27  •  Atualizado 21/12/2022 17:25

Pessoas interessadas em economia e em análises diferentes daquelas encontradas nas mídias tradicionais são o público-alvo do projeto de extensão Traduzindo o economês, iniciativa que visa produzir e divulgar análises críticas e atualizadas sobre a conjuntura econômica regional e nacional, de maneira acessível à população leiga.

O projeto foi criado em 2017 e é coordenado pelos professores do Departamento de Economia Vinícius Pereira, Ana Paula Colombi e Renata Moreira. O foco da ação é a produção de material na forma de boletins semestrais de conjuntura e vídeos de curta duração sobre conceitos e indicadores econômicos divulgados nas mídias sociais.

A ideia central é traduzir conteúdos tidos como incompreensíveis para os leigos e transportá-los para o formato mais simplificado das mídias sociais. “Dessa forma, ampliamos o alcance das análises críticas ao gerar conteúdos acadêmicos mais atraentes e sem perder de vista o compromisso com a indissociabilidade entre as três dimensões que traduzem a razão de ser da universidade pública no Brasil: o ensino, a pesquisa e a extensão”, analisa Pereira.

Boletim

A base das informações divulgadas é o Boletim de Conjuntura, material produzido por alunos do curso de Ciências Econômicas que integram o Grupo de Estudos e Pesquisas em Conjuntura da Ufes, ação que fez 25 anos de existência em novembro. Formado por professores e estudantes de graduação e pós-graduação, o Grupo realiza análises sobre temas econômicos, como política econômica; inflação; nível de atividade; emprego e salários; política monetária; política fiscal; e setor externo.

Os resultados da pesquisa conjuntural são divulgados pelas mídias sociais, de maneira periódica, por meio de breves análises setoriais. As análises globais são divulgadas semestralmente, por meio do Boletim de Conjuntura, que é divulgado no endereço https://blog.ufes.br/grupodeconjunturaufes/ e no perfil do grupo no Instagram. A equipe já produziu mais de 60 boletins.

“O projeto de extensão em questão, com suas análises sobre a conjuntura, contribui para preencher o grande vazio que existe no estado em termos de espaços independentes para se discutir a realidade brasileira e capixaba. Por outro lado, significa uma iniciativa que visa romper o isolamento da Universidade com relação a questões em cada momento, estimulando o debate econômico, proporcionando ao grande público acesso mais amplo às informações, de maneira simples, mas com qualidade”, explica o coordenador.

Dúvidas ou mais informações sobre as atividades do Grupo e do projeto de extensão podem ser obtidas pelo e-mail conjunturaufes2016@gmail.com.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho