Projeto de pesquisa Africanidades no ES seleciona bolsistas de iniciação científica

O projeto de pesquisa Africanidades no ES: Trajetórias Educacionais, História e Saberes em Comunidades de Matrizes Africanas está com inscrições abertas para seleção de bolsistas de iniciação científica. Os interessados poderão se inscrever até às 18 horas de 19 de janeiro de 2024, enviando a documentação exigida pelo e-mail africanidades.ufes [at] gmail.com.

Poderão participar do processo seletivo estudantes da Ufes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Ciências Sociais, Artes, Comunicação, Geografia, Filosofia, História, Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Veja todas as informações no edital anexado abaixo.

As seleção é composta por duas etapas: análise da carta de intenções e entrevista. Metade das vagas serão destinadas preferencialmente a estudantes que ingressaram na Universidade por meio do sistema de reserva de vagas na modalidade Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI). Os selecionados deverão cumprir uma carga-horária de 20 horas semanais. Os bolsistas desenvolverão atividades como pesquisa de campo, reuniões da equipe e eventuais pesquisas nos fins de semana.

O projeto Africanidades é uma proposta interdisciplinar, desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes, que objetiva produzir conhecimento sobre trajetórias educacionais, história, culturas e saberes de lideranças de comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileiras, em especial os povos e comunidades de terreiro. A proposta tem entre seus objetivos gerais a defesa dos direitos humanos e a promoção da equidade racial e religiosa na comunidade capixaba, além do combate à intolerância e ao racismo religioso.

Texto: Nábila Corrêa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)