Projeto Rede Vigifluor participa de evento sobre saúde bucal coletiva. Inscrições estão abertas

23/10/2023 - 16:31  •  Atualizado 24/10/2023 16:58
Compartilhe

O projeto de extensão Rede de Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público (Rede Vigifluor) participa, nesta terça-feira, 24, da comemoração dos 70 anos da fluoretação da água no Brasil, organizada pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa). Com início às 9h30 no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, o evento terá solenidade com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, além de palestras e oficinas sobre saúde bucal coletiva. 

Coordenada pelas professoras Carolina Esposti e Karina Pacheco, do Departamento de Medicina Social da Ufes, a Rede Vigifluor apresentará suas atividades durante o evento, que contará com representantes do Ministério da Saúde e autoridades acadêmicas. A ocasião marca o início do serviço de fluoretação no país, realizado no município capixaba de Baixo Guandu, em 1953. 

Os interessados em participar devem se inscrever até o início da programação. São dois formulários diferentes: um para acadêmicos e outro para profissionais da saúde

Projeto 

Em andamento desde 2013, a Rede Vigifluor vem colaborando para a manutenção e a expansão do serviço de fluoretação no Espírito Santo. Um dos objetivos do projeto é manter permanentemente atualizado um mapa da cobertura e vigilância da fluoretação da água de abastecimento público no Brasil.  

Iniciada em 31 de outubro de 1953 pelo então Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp) em Baixo Guandu, a instalação do serviço de fluoretação foi precedida por um rigoroso inquérito odontológico que mostrou o elevado índice de incidência de cárie dentária na população da cidade. Segundo a professora Carolina Esposti, a atividade proporciona às populações beneficiadas uma redução de 65% na incidência de dentes cariados, perdidos ou obturados.  

"Essa é uma das dez medidas mais importantes de saúde pública no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e uma importante medida de prevenção da cárie dentária", afirma. 

 

Texto: Ana Clara Andrade (bolsista de projeto de Comunicação) 

Edição: Leandro Reis