Projeto Universo no Parque realiza palestra sobre galáxias, neste sábado, 16

13/04/2022 - 17:39  •  Atualizado 14/04/2022 16:05

O professor do Departamento de Física da Ufes Davi Rodrigues é o convidado deste sábado, 16, do projeto Universo no Parque. Abordando o tema Por que as galáxias rodam?, o professor falará sobre a movimentação das galáxias e as direções em que elas giram.

“As imagens mais populares de galáxias mostram um disco brilhante com braços em espiral, o que sugere um movimento de rotação. As observações astronômicas confirmam esse movimento e indicam a presença de uma grande quantidade de matéria não usual. De forma breve, tratarei dessa matéria, da causa das galáxias rodarem e das consequências dessas observações”, explica.

A palestra é gratuita e será transmitida às 17 horas pelo canal do Núcleo Cosmo-Ufes no YouTube, com acesso livre para as pessoas interessadas. O evento terá aproximadamente 40 minutos de duração, além de tempo para perguntas.

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo). O objetivo do projeto é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site do Cosmo-Ufes e no perfil do projeto no Instagram.

Perfil do convidado

Davi Cabral Rodrigues possui pós-doutorado na Universidad de Santiago do Chile (Usach), na Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUCC) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Atualmente participa de vários trabalhos publicados em revistas especializadas e é convidado como palestrante em diversos eventos no Brasil e no exterior. Participa também na organização das atividades do Cosmo-Ufes e atua como professor no curso de Física e nos programas de pós-graduação da Ufes. Tem experiência nas áreas de astrofísica, cosmologia e gravitação, com ênfase em matéria escura, galáxias, relatividade geral e extensões de relatividade geral.

Texto: Jorge Medina