Projetos de extensão da Ufes levam atividades de ciência e arte a escolas da região do Caparaó

28/05/2024 - 16:34  •  Atualizado 31/05/2024 12:10
Texto: Thereza Marinho
Crianças uniformizadas em volta de uma mesa olhando miniaturas de insetos, atentas à explicação de um monitor

Cinco projetos de extensão da Ufes se uniram para levar conceitos e atividades de ciência e arte a escolas dos municípios de Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí e Dores do Rio Preto, na região do Caparaó. No total, mais de 1.800 estudantes participaram da ação.

A iniciativa foi realizada entre os dias 21 e 24 de maio e foi coordenada pelos laboratórios de Popularização da Ciência da Ufes (LabPopUfes), de Extensão em Química (Lequi) e de Estatística e Computação Natural (Lecon), pelo Projeto Neuro Sem Muros e pelo Núcleo de Excelência em Sistemática de Bethylidae (Nesb). Nas cinco escolas foram apresentadas atividades dos projetos Mostra de Biologia ExpoVespa, Cientistas Brasileiras, Oficina Biomassa e Solos, Neurociência sem Muros e Mostra de Estatística, nos turnos matutino e vespertino.

A professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora do LabPopUfes, Viviana Borges, afirmou que, além de professores, a ação contou com a participação de estudantes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Química, Estatística, Artes Visuais e Psicologia, do campus de Goiabeiras.

Ela relatou ainda que, no município de Divino de São Lourenço, a visitação aos projetos foi aberta à comunidade, que compareceu em peso. “Principalmente no horário do almoço, recebemos famílias que trouxeram crianças pequenas para ver as atividades. Nossa missão é a democratização dos saberes para todas as pessoas, em todos os territórios, e essa foi uma experiência muito positiva”, ressaltou.

Foto: Emanuel da Costa

Categorias relacionadas